• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.1987.tde-07062022-123917
Documento
Autor
Nombre completo
Bettina Ursula Weissler Ried
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1987
Director
Tribunal
Preti, Dino Fioravante (Presidente)
Navarro, Maria Alice Magalhaes
Oliveira, Jose Guilmar Mariz de
Título en portugués
A linguagem verbal na aula de educação física: suas funções e registros
Palabras clave en portugués
Educação física
Educação física escolar
Linguagem verbal
Resumen en portugués
Neste trabalho, estuda-se o uso da linguagem verbal pelo professor na aula de educação física, suas funções e suas variedades, aplicadas ás diversas situações de comunicação. A análise do conceito de educação física e do seu quadro de objetivos permite concluir que a linguagem verbal como meio de comunicação é indispensável para o desenvolvimento das atividades dessa disciplina. Sua função não se restringe á informação. Permite influenciar o comportamento dos alunos e criar o clima emocional necessário á aula. Além disso, contribui para caracterizar o professor como indivíduo e como representante de um papel social. Ao longo desta dissertação, procura-se mostrar que as variedades de linguagem, ou melhor, de registro, estão ligadas ás variedades de situação de comunicação. Numa aula de educação física, distinguem-se três tipos de situação. Em primeiro lugar, aquelas cujo assunto é a aprendizagem motora e nestas a linguagem culta e o vocabulário técnico constituem-se a opção mais adequada, pois permitem uma comunicação precisa e inequívoca, criando o clima de seriedade e concentração necessário á aprendizagem. Em segundo, estariam as situações que tratam da organização da aula. A linguagem coloquial juntamente com o vocabulário técnico popular se revelam como recursos linguístico mais adequados, pois facilitam a comunicação rápida, conferindo á aula de educação física uma imagem descontraída. Finalmente, em situações que tem por tema a transmissão de conhecimento teórico, novamente a linguagem culta e o vocabulário técnico se mostram mais adequados. Ao final, este trabalho procura demonstrar que, se a linguagem culta nem sempre se apresenta como a variedade linguística adequada á aula de educação física, por outro lado, também o emprego sistemático da linguagem coloquial não pode ser considerado ideal. Eria preciso, pois, adequar a linguagem ás exigências particulares da aula de educação física, e ás diferentes situações que nela ocorrem, aproveitando conscientemente as variedades que a linguagem oferece
Título en inglés
Verbal language in physical education class: its functions and records
Palabras clave en inglés
Physical education
School physical education
Verbal language
Resumen en inglés
This dissertation studies the use of verbal language by teachers in physical education lessons. Its functions and varieties used in different situations of communication. Primarily the analysis of physical education concepts and aims shows that verbal communication is indispensable in that educational process. Its function is not limited to communicating information, but also allows the teacher to influence pupils behavior, and to create the emotional climate required for a particular educational process. Furthermore, it contributes to creating the teachers image both as an individual and as a role performer. The study tries to how language varieties or registers are related to varieties of situation. Whitin a physical education lesson, three types of situation may occur. First, those whose subject is motor learning. In those moments formal language and technical vocabulary should be preferred to warrant precision and inequivocal communication, and to create a climate of seriousness and concentration. Second, those situations whose subject is the organization of activities. Here, colloquial language together with popular technical vocabulary is indicated to facilitate quick communication and to create a relaxed image of physical education. Third, those situations that deal with transmission of theoretical knowledge require technical vocabulary and formal language, also. Finally, this work shows that. If formal language is not the all-around adequate option is physical education linguistic behavior, on the other hand, systematic use of colloquial language is not ideal either. It would be necessary, therefore, that the teacher try to adapt his language to the particular requirements of a physical education lesson, and to the different situations that may occur, by consciously exploiting the varieties offered by verbal language
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-06-07
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.