• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.1981.tde-05102023-142923
Documento
Autor
Nombre completo
Márcio Monteiro Leite
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 1981
Director
Tribunal
Daiuto, Moacyr Brondi (Presidente)
Andre, Jamil
Massucato, Jose Geraldo
Título en portugués
Efeitos da prática mental na aprendizagem de uma habilidade motora
Palabras clave en portugués
Aprendizagem motora
Habilidade motora
Prática mental
Resumen en portugués
O objetivo deste estudo foi investigar os efeitos da prática mental como forma de facilitar o aprendizado de uma habilidade motora (lance livre) no basquete. Este estudo foi realizado na Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, segundo semestre de 1980. Os sujeitos do estudo foram 75 crianças do sexo masculino, com idades entre 12 e 14 anos. O experimento durou cinco semanas e foi dividido em duas fases: - Em Na primeira fase todos os alunos participam de um período para habituação à prática física das habilidades motoras consideradas necessárias à posterior prática do lance livre. Esse período teve duração de uma semana - na segunda fase os alunos foram divididos livremente em três grupos experimentais: 1) prática mental; 2) prática física; e 3) combinação de prática física mental. O programa de atividades consistiu - para as três turmas de dez sessões práticas, com duração de 20 minutos cada, durante quatro semanas. A média da variável dependente foi analisada estatisticamente através do teste t, de estudo, mostrando que as metodologias aplicadas nos três grupos foram significativas (p < 0,05). A análise de variância indicou diferenças significativas (p <0,05) entre os grupos de prática física e combinação de prática física e prática mental, em comparação com o grupo de prática mental. A combinação do grupo prática física e prática mental obteve pontuação superior, embora não significativa (p < 0,05) quando comparado ao grupo prática física. Este estudo indica que a prática física da habilidade motora a ser adquirida deve ser muito bem controlada antes de ser aplicada a prática mental para que os iniciantes tenham experiência correta do movimento a ser adquirido. Os sujeitos do grupo combinação de prática física e mental mostraram na execução do lance livre que seus movimentos eram mais coordenados e tinham mais precisão, comparados aos sujeitos dos outros grupos
Título en inglés
Effects of mental practice on learning a motor skill
Palabras clave en inglés
Mental practice
Motor learning
Motor skill
Resumen en inglés
The purpose of this study was to investigate the effects of mental practice as a way to facilitate the learning of a motor skill (free throw) for basketball. This study was conducted at Escola de Educação Física da Universidade de São Paulo, second semester, 1980. The subject of the study was 75 male children, aged between 12 and 14. The experiment took five weeks having been divided in two phases: - In the first phase all students participate of a period to get used to physical practice of motor skills considered necessary to the posterior practice of free throw. This period had the duration of one week - in the second phase the students were divided freely in three experimental groups: 1) mental practice; 2) physical practice; and 3) combination of mental physical practice. The activities program consisted - for the three groups of ten practical sessions, with duration of 20 minutes each, for four weeks. The dependent variable mean was analysed statistically through test t, of student, showing that the methodologies applied in the three groups were significant (p < .05). The analysis of variance indicated significant differences (p <.05) between physical practice and combination of physical practice and mental practice groups, compared with mental practice group. The combination of physical practice and mental practice group marked a superior score, although not significant (p <.05) when compared to physical practice group. This study indicates that the physical practice of motor skill to be acquired must be very well controlled before being applied the mental practice in order that the beginners have correct experience of the movement to be acquired. The subjects of combination of physical and mental practice group showed in the execution of free throw that their movements were more coordinate and had more accuracy, compared to the subjects of other groups
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-10-06
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.