• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.39.1987.tde-01112022-121210
Documento
Autor
Nome completo
Antonio Carlos Mansoldo
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 1987
Orientador
Banca examinadora
Anselmo, Zilda Augusta (Presidente)
Lomonaco, Jose Fernando Bitencourt
Massucato, Jose Geraldo
Título em português
Estudo comparativo da eficiência do aprendizado da natação (estilo crawl) entre crianças de três a oito anos de idade
Palavras-chave em português
Aprendizagem
Crianças
Estilo crawl
Natação
Resumo em português
O presente trabalho tem como objetivo observar a capacidade de assimilação do aprendizado da natação estilo crawl em crianças de ambos os sexos. Os sujeitos selecionados foram em número de 34 de ambos os sexos na faixa etária de 3 a 8 anos de idade, alunos aprendizes de natação da escola Trampolim de Natação e Ginástica. Foram utilizados como instrumentos uma trena para medição das distâncias percorridas (nadadas), balança para obtenção do peso e fita métrica para determinação da estatura, utilizou-se, também, uma ficha global em que todos estes dados quinzenalmente eram lançados. Para a realização do trabalho, foram observados 3 meses de aula ou 6 quinzenas. Pelos resultados deste trabalho, encontramos diferenças na assimilação do aprendizado entre as idades observadas, variando o grau de dificuldade de realização á medida que se aumentava a complexidade dos testes que iam sendo realizados. As variáveis que efetivamente interferiram no desempenho foram idade, peso e estatura, braças alternadas sem apoio com batimentos de pernas (nado em apneia), nado completo apoiado com respiração técnica e nado completo crawl com técnica. Este trabalho levantou questionamento quanto ao ingresso precoce de crianças no aprendizado da natação, discutindo também os critérios até então adotados para colocar uma criança iniciante em um programa de aprendizagem da natação estilo crawl. Os resultados obtidos demonstraram que as crianças têm uma capacidade de assimilação de aprendizagem rudimentar eficiente a partir dos 5 anos, quase que em condição de igualdade ás demais com idade de 5 até 8 anos. Observamos também que, em determinados testes de menor complexidade, o desempenho de toda a faixa etária de 3 a 8 anos se equipara. Concluímos, por fim, que crianças com menos de 5 anos, para aprender a nadar, têm um dispêndio cronológico muito grande, que foge ao objetivo da aprendizagem
Título em inglês
Comparative study of swimming learning efficiency (crawl style) among children aged three to eight years old
Palavras-chave em inglês
Children
Crawl style
Learning
Swimming
Resumo em inglês
The aim of this dissertation is to observe the capacity of the assimilation of learning in swimming crawl stroke in children of both sexes. The 34 subjects selected from both sexes aged from 3 to 8, and were learners of the swimming school Escola Trampolim de Natação e Ginástica. The instruments used were a tape line to measure the distances, a wlighing machine to evaluate the weight tape measure to obtain the height and also a global card where all these data were recorded every fortnight. There months of classes or 6 fortnight periods were dissertation. The results show that there is a difference in theassimilation of learning considering all the ages, the degree of difficulty in the realization varies as the complexity of the tests increases. The variables that effectively interfere in the performance were the age, complete weight and height, alternate arm strokes without a kickboard with leg kicking stroke without breathing, and complete style (craw stroke) with the kickboard with technical breathing and complete style with technical breathing (crawl stroke). Swimming with technical vreath and complete crawl stroke with technique. This dissertation questions the early beginning of children in the learning of swimming. The criteria adopted up to now in the learning program of the crawl stroke for beginners are discussed. The results show the chidren have an efficient capacity of assimilation in the learning (rudimentary) as from the age of 5, in equal conditions to the other ages from 5 to 8. It was also noticed that in certain tests of lower complexity, the performance of all ages is the same. As a conclusion, for children below the age of 5, to learn swimming time expenditure is great and beyond the objective of learning
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-11-03
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.