• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-20072022-151646
Documento
Autor
Nombre completo
Ricardo Chaves Prado
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Moraes, Marcos Antonio de (Presidente)
Abreu, Mirhiane Mendes de
Lajolo, Marisa Philbert
Vidal, Diana Gonçalves
Título en portugués
O pensamento educacional de Monteiro Lobato em Emília no País da Gramática e Os Doze Trabalhos de Hércules
Palabras clave en portugués
Educação
Educação Progressiva
Escola Nova
Literatura infantil
Monteiro Lobato
Pedagogia
Resumen en portugués
A presente dissertação buscou analisar o pensamento educacional do escritor Monteiro Lobato (1882-1948) a partir da análise da narrativa e do contexto sócio-histórico em que foram produzidas duas de suas obras: Emília no País da Gramática, publicada em 1934, e Os Doze Trabalhos de Hércules, de 1944, última publicação do escritor direcionada ao público infantil. Em ambas foram encontrados diversos indícios que permitem extrair uma visão do escritor acerca da língua, da linguagem e da gramática, bem como sobre a relação de ensino-aprendizagem, em sintonia com as principais ideias pedagógicas do movimento internacional da Escola Nova/Educação Progressiva, que teve entre seus principais divulgadores no país o educador Anísio Teixeira, amigo do escritor. Como metodologia para a análise buscou-se estabelecer um diálogo com a proposta da Hermenêutica de Profundidade, na percepção de John B. Thompson, dividida em três fases: análise do contexto sócio-histórico, análise formal e interpretação/reinterpretação. A abordagem formal da obra considerou a Jornada do Herói, trajetória arquetípica sintetizada por Joseph Campbell, para realizar a análise narrativa das duas obras estudadas.
Título en inglés
Monteiro Lobato's educational thought in Emilia no País da Gramática and Os Doze Trabalhos de Hércules
Palabras clave en inglés
Children's literature
Education
Monteiro Lobato
New School
Pedagogy
Progressive Education
Resumen en inglés
The present work focuses on the educational thought of author Monteiro Lobato by studying the narrative and socio-historical context in which two of his works were produced, amely: Emilia no País da Gramática, published in 1934, and Os doze Trabalhos de Hércules, from 1944, his last book for children. In these two books many evidences made it possible to extract the authors vision regarding idiom, language and grammar, as well as the relationship between teaching/learning suggested by the narrative, the dialogue and by the way the characters are structured. The methodology consisted of establishing a dialogue with John B. Thompsons Depth Hermeneutics, divided in three phases: the analysis of the socio-historical context, the formal analysis, and interpretation / reinterpretation. For the formal analysis of both works, the framework was that of the Heros Journey, the archetypical jouney explored by Joseph Campbell, which was adequate for the analysis of both books.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2022-07-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.