• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2022.tde-20072022-150024
Documento
Autor
Nome completo
Nathan Yuri Gomes
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Lima Junior, Carlos Rogerio
Dias, Elaine Cristina
Prado, Maria Ligia Coelho
Título em português
Teatro da memória, teatro da guerra: Maria Quitéria de Jesus na formação do imaginário nacional (1823-1979)
Palavras-chave em português
Cultura visual
História social da arte
Imaginário nacional
Maria Quitéria de Jesus (1792-1853)
Resumo em português
A pesquisa tem como objetivo principal discutir o papel das representações visuais de Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853) na formação do imaginário nacional brasileiro. O primeiro capítulo discute a gênese da iconografia da combatente na produção de artistas viajantes britânicos. Os dois capítulos seguintes, que enfeixam a primeira parte do trabalho, discutem os contextos de produção e circulação das imagens de outras heroínas que emergiram no século XIX, como a voluntária da guerra contra o Paraguai (1864- 1870) Jovita Alves Feitosa (1848-1867) e a mártir da guerra de independência Joana Angélica de Jesus (1761-1822). A segunda parte da dissertação abre com um capítulo que analisa o processo de institucionalização do culto cívico a Maria Quitéria entre o fim do Segundo Reinado (1840-1889) e a Primeira República (1889-1930), tendo como objetos de análise um conjunto de ações levadas a cabo pelo Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, o Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e o Museu Paulista. O quinto capítulo e último analisa as reelaborações da memória de Maria Quitéria a partir do seu centenário de morte em 1953. Nesse período, houve um espraiamento da imagem da combatente por meio da articulação entre o poder público (governo civil e militares) e setores da sociedade civil. O capítulo conclui analisando a escolha do Movimento Feminino pela Anistia, atuante no fim da ditadura civil-militar (1964-1985), de transformar Maria Quitéria num símbolo da anistia e contra o autoritarismo.
Título em inglês
Theater of memory, theater of war: Maria Quitéria de Jesus in the construction of national imaginary (1823-1979)
Palavras-chave em inglês
Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853)
National Imaginary
Social History of Art
Visual Culture
Resumo em inglês
This research aims to discuss the role of the visual representations of Maria Quitéria de Jesus (1792?-1853) in the formation of the Brazilian national imaginary. The first chapter discusses the genesis of the iconography of the combatant in the British traveling artists production. The two following chapters which form the first part of the work discuss the contexts of production and circulation of images of other heroines that emerged in the 19th century, such as the volunteer in the war against Paraguay (1864-1870), Jovita Alves Feitosa (1848-1867) and the martyr of the war of Independence, Joana Angélica de Jesus (1761-1822). The fourth chapter analyzes the process of institutionalization of the civic cult of Maria Quitéria between the end of the Second Reign (1840-1889) and the First Republic (1889-1930), based on a set of actions carried out by the Instituto Histórico Geográfico Brasileiro, the Instituto Geográfico e Histórico da Bahia and the Museu Paulista. Finally, the fifth chapter analyzes the re-elaborations of Maria Quitéria's memory since her centenary of death, in 1953. In this period, there was a spreading of the image of the combatant through the articulation between the government and civil society sectors. This chapter concludes by discussing how the Movimento Feminino pela Anistia converted Maria Quitéria into a symbol against authoritarianism at the end of the last civil-military dictatorship (1964-1985).
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-26
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.