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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.31.2014.tde-14052014-115106
Documento
Autor
Nombre completo
Lúcia Klück Stumpf
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2014
Director
Tribunal
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Eleutério, Maria de Lourdes
Iumatti, Paulo Teixeira
Título en portugués
A terceira margem do rio: mercado e sujeitos na pintura de história de Antônio Parreiras
Palabras clave en portugués
1.Parreiras Antônio (1860-1937)
2. Primeira República (1889-1930)
3. Patrocínio da arte
4. Mercado de arte
5. Artes - Brasil
6. Pintura - História
7. História da arte
Resumen en portugués
Esta dissertação tem por tema a pintura de história de Antônio Parreiras (1860-1937) realizada durante a Primeira República (1889-1930). Busca compreender a atuação do pintor no embrionário mercado das artes do entresséculos XIX-XX, com ênfase nas relações estabelecidas com os poderes públicos. Pretende mostrar como Parreiras foi capaz de estimular a demanda por pinturas decorativas para os espaços públicos que estavam sendo construídos ou reformados a fim de atender as necessidades do novo regime. Discute como, nestas obras, se combinaram ditames do encomendante e vontade do artista, que, para além de cumprir os contratos, imprimiu nos quadros sua visão da história nacional. Propõe uma compreensão das telas históricas de Parreiras analisadas à luz dos debates artísticos, intelectuais e historiográficos da época. Nesse sentido, salientamos o capítulo final da dissertação, dedicado à análise da representação dos indígenas em sua obra. Através desta investigação pretende-se iluminar o papel desempenhado por Antônio Parreiras em um ambiente marcado por disputas simbólicas renhidas.
Título en inglés
The third bank of the river: market and subjects in history painting of Antônio Parreiras
Palabras clave en inglés
1. Parreiras Antônio (1860-1937)
2. First Republic (1889-1930)
3. Art Patronage
4. Art market
5. Arts Brazil
6. Painting - History
7. Art History.
Resumen en inglés
The subject of this dissertation is the historical painting of Antônio Parreiras (1860-1937) produced during Brazilian's First Republic (1889-1930). It seeks to understand the painter's role in the embryonic art market between the XIX and XX centuries, emphasizing the establishment of relationships between him and the governments. It aims to show how Parreiras was able to stimulate the demand for decorative paintings for the public spaces that were being built or remodeled to meet the needs of the new regime. Furthermore, it discusses how, in his paintings, the ditames of the ordering party were combined with the will of the artist whom, besides fulfilling the contracts, imprinted on the paintings his vision of the national history. Parreiras' historical canvases are important elements in the genesis process of our country's regional identities, throughout the making of republican ideal. This analysis intends to shed light on the part played by Antônio Parreiras in an artistic and intellectual environment marked by instability and hard fought contested symbolic disputes.
 
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Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2014-05-27
 
ADVERTENCIA: El material descrito abajo se refiere a los trabajos derivados de esta tesis o disertación. El contenido de estos documentos es responsabilidad del autor de la tesis o disertación.
  • Simioni, Ana Paula Cavalcanti, e STUMPF, L. O Moderno antes do Modernismo: paradoxos da pintura brasileira no nascimento da República. Teresa (USP), 2013.
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