• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2017.tde-13122017-112348
Documento
Autor
Nombre completo
Francisco Luiz Jeannine Andrade Carneiro
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2017
Director
Tribunal
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Ikeda, Alberto Tsuyoshi
Moraes, Maria Thereza Didier de
Pinto, Ivan Vilela
Título en portugués
Quinteto Armorial: timbre, heráldica e música
Palabras clave en portugués
Antonio Madureira
Ariano Suassuna
História Cultural
Música
Quinteto Armorial
Resumen en portugués
Esta pesquisa versa sobre a música e a trajetória artística do Quinteto Armorial, tendo como ponto de partida a escuta dos quatro elepês do grupo - Do Romance ao Galope Nordestino (1974), Aralume (1976), Quinteto Armorial (1978) e Sete Flechas (1980), produzidos pela Discos Marcus Pereira (1974-1981). Criado pelo escritor e professor Ariano Suassuna, no âmbito do Movimento Armorial e da Universidade Federal de Pernambuco, o grupo de música instrumental nasceu com a proposta de criar uma música erudita brasileira a partir das raízes da cultura popular, elegendo os timbres de uma heráldica do "povo" como material norteador de seu processo composicional, traduzida pela sensibilidade e a direção de Antonio Madureira com os jovens músicos do conjunto. Desenvolvida a partir do binômio História e Música e organizada em três partes que se articulam por meio de três eixos básicos - timbre, heráldica e música -, a pesquisa apresenta a trajetória e o processo de criação do Quinteto Armorial como parte da concepção filosófica de Ariano Suassuna, refletindo sua correspondência com as múltiplas tendências estéticas norteadoras da criação musical no século XX, através de sua proposta de vínculo cultural transcendendo os cânones que definiam a música como "erudita" ou "popular".
Título en inglés
Quinteto Armorial: timbre, heraldry and music
Palabras clave en inglés
Antonio Madureira
Ariano Suassuna
Cultural history
Music
Quinteto Armorial
Resumen en inglés
This research is about the music and trajectory of Quinteto Armorial, and its starting point was hearing the group's four LPs - Do Romance ao Galope Nordestino (1974), Aralume (1976), Quinteto Armorial (1978) and Sete Flechas (1980), produced by Discos Marcus Pereira (1974-1981). The instrumental music group was created by the professor and writer Ariano Suassuna within the Armorial Movement and inside the Federal University of Pernambuco. It was born with the intention of creating a Brazilian classical music from popular culture roots, choosing the timbres of a heraldic of the people as the guiding material of its compositional process, translated by the direction and sensitivity of Antonio Madureira with the young musicians in the group. This research was developed from the combination of History and Music and organized into three parts, articulated by three basic axes - timbre, heraldic and music. It exhibits the trajectory and creation process of Quinteto Armorial as a part of the philosophical conception of Ariano Suassuna, reflecting its correspondence with the multiple guiding aesthetic trends of musical creation in the twentieth century through its proposition of a cultural bond transcending the canons which used to define music as "classical" or "popular".
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2017-12-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.