• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2020.tde-11052021-092225
Documento
Autor
Nombre completo
Marcelle Marques de Andrade
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Toni, Flávia Camargo (Presidente)
Videira Junior, Mario Rodrigues
Ballestero, Luiz Ricardo Basso
Rodrigues, Marly
Título en portugués
Helena de Magalhães Castro, uma intérprete genuinamente brasileira? (1924-1931)
Palabras clave en portugués
Arte
Canção popular
Declamação
Gênero
Nacionalismo
Violão
Resumen en portugués
Esta pesquisa analisa atuação de Helena de Magalhães Castro (1902-1995), declamadora, violonista, propagadora do folclore nacional, fundadora e presidenta da Instrução Artística do Brasil (IAB). O núcleo documental central para o desenvolvimento dos estudos é o acervo pessoal, até então inédito, de Helena de Magalhães Castro, constituído por cartas e postais, Revistas da IAB, álbuns de viagens pelo Brasil e exterior. A análise contempla sua produção artística entre os anos de 1924 a 1931, com ênfase em sua apresentação oficial como declamadora e violonista, ou seja, do início de sua trajetória profissional até o ano da fundação da IAB. Pretende-se também contextualizar a prática da declamação no Brasil como um nicho comercial relevante e, concomitantemente, compreender a atuação de Helena como mediadora e estilizadora de canções populares. Serão levantadas reflexões sobre a utilização de fontes populares na construção de seu repertório artístico, buscando lançar luz sobre sua trajetória e dar visibilidade ao seu papel de divulgadora da arte nacional.
Título en inglés
Helena de Magalhães Castro, a genuinely Brazilian interpreter? (1924-1931)
Palabras clave en inglés
Art
Folk Music
Gender
Guitar
Nacionalism
Recitation
Resumen en inglés
This research analyzes the performance of Helena de Magalhães Castro (1902- 1995), reciter, guitarist, propagator of national folklore, founder and president of the Brazilian Artistic Instruction (IAB). The central documentary nucleus for the development of the studies is the personal collection, hitherto unprecedented, by Helena de Magalhães Castro, consisting of letters and postcards, IAB Magazines, travel albums in Brazil and abroad. The analysis contemplates his artistic production between the years 1924 to 1931, with an emphasis on his official presentation as a reciter and guitarist, that is, from the beginning of his professional career until the year of the foundation of the IAB. It is also intended to contextualize the practice of reclamation in Brazil as a relevant commercial niche and, at the same time, to understand Helena's performance as a mediator and stylist of popular songs. Reflections will be raised on the use of popular sources in the construction of his artistic repertoire, seeking to shed light on his trajectory and give visibility to his role as a promoter of national art.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-05-21
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.