• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-11012024-154101
Documento
Autor
Nombre completo
Bruna Fernanda Vieira Silva
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Carvalho, Roberta Barros de
Tejo, Cristiana Santiago
Tvardovskas, Luana Saturnino
Título en portugués
Mulher, feminino e feminismo em debate no sistema artístico brasileiro (1960 - 1982)
Palabras clave en portugués
Artes Plásticas - Brasil
Crítica de Arte
Exposições
Feminismo
Gênero
Resumen en portugués
A presente dissertação propõe analisar a circulação dos conceitos mulher, feminino e feminismo no sistema artístico brasileiro entre os anos de 1960 e 1982, período anterior à disseminação da categoria de gênero no Brasil, fundamental para pensar a arte hoje. Para isso, investigaremos a produção discursiva realizada em textos de crítica de arte e em catálogos de exposições em museus e galerias de arte, consideradas áreas responsáveis pela legitimação e reconhecimento no sistema artístico neste período. Partimos da exposição A Contribuição da Mulher às Artes Plásticas no País, realizada em 1960 no Museu de Arte Moderna de São Paulo, como parte de um processo de institucionalização de um discurso sobre o modernismo que colocava centralidade na presença das mulheres na história da arte brasileira do século XX, e concluímos com o I Festival Nacional de Mulheres na Arte, em 1982, evento nomeadamente feminista que, em sua programação, compreendeu exposições em importantes museus de São Paulo. Entre esses dois eventos, serão abordadas outras exposições e textos críticos publicados em jornais, catálogos e revistas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Nosso objetivo é analisar as relações e proveniências discursivas que configuram tais textos, dimensionar sua circulação e verificar a existência de um debate sobre os temas da mulher, do feminino e do feminismo nos segmentos responsáveis pela legitimação e reconhecimento no sistema artístico brasileiro daquele período
Título en inglés
Women, the feminine and feminism under debate in the Brazilian art system (1960-1982)
Palabras clave en inglés
Art Criticism
Exhibitions
Feminism
Fine Arts - Brazil
Gender.
Resumen en inglés
This dissertation aims to analyze the circulation of the concepts woman, feminine and feminism in the Brazilian art system between 1960 and 1982, a period before the dissemination of the category of gender in Brazil, which is fundamental for thinking about art today. To do this, we will investigate the discursive production carried out in texts by art critics and in exhibition catalogs in museums and art galleries, considered to be the areas responsible for legitimization and recognition in the art system during this period. We'll start with the exhibition A Contribuição da Mulher às Artes Plásticas no País, held in 1960 at the Museum of Modern Art in São Paulo, as part of a process of institutionalizing a discourse on modernism that centralized the presence of women in the history of 20th century Brazilian art, and we concluded with the I Festival Nacional de Mulheres na Arte, in 1982, a feminist event that included exhibitions in important museums in São Paulo. Between these two events, we will look at other exhibitions and critical texts published in newspapers, catalogs and magazines in São Paulo and Rio de Janeiro. Our aim is to analyze the discursive relationships and origins that shape these texts, measure their circulation and verify the existence of a debate on the themes of women, the feminine and feminism in the segments responsible for legitimization and recognition in the Brazilian art system of that period.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-02-28
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.