• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2020.tde-10022021-180131
Documento
Autor
Nombre completo
Morgana Souza Viana
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Simioni, Ana Paula Cavalcanti (Presidente)
Cardoso, Renata Gomes
Dias, Elaine Cristina
Moraes, Marcos Antonio de
Título en portugués
Anita Malfatti retratista: viver de arte na São Paulo dos anos 1930-1940
Palabras clave en portugués
Anita Malfatti
História da Arte
Mercado de arte
Modernismo
Retrato
Sociologia da Arte
Resumen en portugués
Ao longo das décadas de 1930-1940, a artista Anita Malfatti produziu trinta e cinco retratos a óleo de seus amigos, familiares e alunos. Portanto, esta pesquisa procurou estudar esta produção dividindo-se em três etapas. A primeira envolveu olhar para a trajetória da artista com o gênero do retrato, ao longo de momentos anteriores de sua carreira, até os anos 30. Procurou-se estabelecer um histórico que desse uma base sólida para compreender a atuação posterior da artista com o retrato. Na segunda parte, a pesquisa voltou-se para as relações entre a artista e os retratados, na qual se elencou as três categorias mencionadas para estruturar o campo de relações pessoais e profissionais onde a artista estava inserida na época. Nesta etapa, o principal objetivo foi realizar um estudo comparativo com a trajetória de sucesso do pintor contemporâneo Candido Portinari com o retrato. Finalmente, a terceira deste trabalho, olha para a inserção desta produção em exposições coletivas e individuais. Com a análise dos dados, procurou-se demonstrar que Anita Malfatti tinha consciência das regras do campo artístico de sua época, atuando dentro dos limites que permitiam que vivesse de sua arte e do ensino. De uma maneira geral, esta pesquisa procurou demonstrar que Anita tinha uma grande agência dentro de sua própria trajetória e, dentro dos limites e das possiblidades, fez escolhas que pudessem viabilizar o seu viver de arte na época.
Título en inglés
Anita Malfatti as a portrait painter: making a living of art in 1930's and 1940's São Paulo
Palabras clave en inglés
Anita Malfatti
art market
History of art
Modernism
portrait
Sociology of art
Resumen en inglés
Through the decades of 1930-1940, the artist Anita Malfatti produced thirty-five oil portraits of her friends, family and students. Therefore, this research sought to study this production in three parts. The first part involved looking at the artist's path with the portrait genre, throughout earlier moments of her career, until the 30s. An attempt was made to establish a history that would give a solid basis for understanding the artist's later performance with portrait. In the second one, the research turned to the relationships between the artist and the portrayed ones, in which the three mentioned categories were listed to structure the field of personal and professional relationships where the artist was inserted at the time. In this stage, the main objective was to make a comparative study with the success trajectory of the contemporary painter Candido Portinari with portraiture. Lastly, the third of this work, looks at the insertion of this production in collective and individual exhibitions. Through the analysis of the data, this research tried to demonstrate that Anita Malfatti was aware of the rules of the artistic field of her time, acting within the limits that allowed her to sustain herself from her art and also teaching. Overall, this research sought to present that Anita had a large agency within her own path and, within the limits and possibilities, made choices that could make her art life possible at the time.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2021-02-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.