• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-04042023-103929
Documento
Autor
Nome completo
Mariana do Nascimento Ananias
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Iumatti, Paulo Teixeira (Presidente)
Marques, Rodrigo de Albuquerque
Oliva, Jaime Tadeu
Santos, Francisca Pereira dos
Título em português
Os desafios de Chica Barrosa: estudo dos fragmentos poéticos e biográficos de uma repentista negra da Paraíba Oitocentista
Palavras-chave em português
Cantoria
Chica Barrosa
Cordel
Escravidão
Mulheres Negras
Poéticas Orais
Resumo em português
Essa pesquisa se concentra na análise dos fragmentos poéticos e biográficos de Francisca Maria da Conceição, conhecida como Chica Barrosa, uma violeira negra nascida na Paraíba na segunda metade do século XIX, considerada como a primeira mulher repentista do nordeste brasileiro. Sua obra pertence ao campo das poéticas orais e foi criada através do canto, ao som de sua viola, sobretudo nos chamados desafios de repente, que correspondem a verdadeiras batalhas de improviso poético, feitas diante de um público. Por meio delas, a violeira Chica Barrosa enfrentou afamados repentistas de diferentes localidades e posições sociais, até ser brutalmente assassinada durante uma cantoria. Alguns fragmentos dos seus desafios foram guardados na memória oral e também incorporados a antologias folclóricas, que são fontes fundamentais para esse estudo. Apesar da força poética de Chica Barrosa, através da qual ela se destacou e propagou a sua voz em diversos espaços dentro dessa tradição, podemos constatar que houve um grande silêncio em torno da autora na esfera acadêmica, tendo em vista a ausência de um estudo exclusivo e sistemático de sua produção e trajetória. Diante disso, essa dissertação está inserida no Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras e tem o objetivo de romper com esse silêncio, apresentando uma análise multidisciplinar dos ecos da poesia e as evidências da atuação dessa grande repentista, que exaltava-se como negra atrevida, propagando a sua voz em um contexto bastante adverso, marcado pelo domínio patriarcal e por relações escravistas, mesmo nos anos do pós-abolição. Levando-se em conta a complexidade dos estudos acerca da cantoria, a pesquisa procura integrar diferentes áreas do conhecimento, com ênfase na perspectiva histórica e literária, considerando a íntima relação que existe entre texto e contexto no gênero poético do desafio de repente, cuja realização envolve fatores históricos, geográficos, sociais e culturais.
Título em inglês
The challenges of Chica Barrosa: study of poetic and biographical fragments of a black repentista from Paraíba in the 19th century.
Palavras-chave em inglês
Black Woman
Cantoria
Chica Barrosa
Cordel
Oral Poetry
Slavery
Resumo em inglês
This research focuses on the analysis of the poetic and biographical fragments of Francisca Maria da Conceição, known as Chica Barrosa, a black woman born in Paraíba in the second half of the 19th century, considered the first female repentista in the Brazilian Northeast. Her work belongs to the field of oral poetics and was created through singing, made with musical accompaniment, being composed, above all, at the desafios de viola, which correspond to real battles of poetic improvisation. Through them, Chica Barrosa sang with famous repentistas from different locations and social positions, until she was brutally murdered during a cantoria. Some fragments of her poetry were kept in oral memory and also incorporated into collections, anthologies, which are fundamental sources for this study. Despite the poetic force of Chica Barrosa, through which she stood out at the time and was able to spread her voice in different spaces, there is a great silence around the author in the academic sphere, in view of the absence of a systematic study of its production and trajectory. That said, this dissertation is part of the Graduate Program in Brazilian Cultures and Identities and has the objective of breaking with this silence, presenting a multidisciplinary analysis of the echoes of Barrosa's verses and the evidences of her performance, through which she is exalted herself as an irreverent black woman, propagating her voice in a very adverse context, marked by patriarchal domination and slave relations, even in the post-abolition years. Taking into account the complexity of this study, the research integrates different areas of knowledge, with emphasis on the historical and literary perspective, considering the intimate relationship between text and context in the poetic modality known as desafio de repente, whose realization involves involves historical, geographic, social and cultural factors.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-05-11
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.