• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.31.2023.tde-04042023-103929
Documento
Autor
Nombre completo
Mariana do Nascimento Ananias
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Iumatti, Paulo Teixeira (Presidente)
Marques, Rodrigo de Albuquerque
Oliva, Jaime Tadeu
Santos, Francisca Pereira dos
Título en portugués
Os desafios de Chica Barrosa: estudo dos fragmentos poéticos e biográficos de uma repentista negra da Paraíba Oitocentista
Palabras clave en portugués
Cantoria
Chica Barrosa
Cordel
Escravidão
Mulheres Negras
Poéticas Orais
Resumen en portugués
Essa pesquisa se concentra na análise dos fragmentos poéticos e biográficos de Francisca Maria da Conceição, conhecida como Chica Barrosa, uma violeira negra nascida na Paraíba na segunda metade do século XIX, considerada como a primeira mulher repentista do nordeste brasileiro. Sua obra pertence ao campo das poéticas orais e foi criada através do canto, ao som de sua viola, sobretudo nos chamados desafios de repente, que correspondem a verdadeiras batalhas de improviso poético, feitas diante de um público. Por meio delas, a violeira Chica Barrosa enfrentou afamados repentistas de diferentes localidades e posições sociais, até ser brutalmente assassinada durante uma cantoria. Alguns fragmentos dos seus desafios foram guardados na memória oral e também incorporados a antologias folclóricas, que são fontes fundamentais para esse estudo. Apesar da força poética de Chica Barrosa, através da qual ela se destacou e propagou a sua voz em diversos espaços dentro dessa tradição, podemos constatar que houve um grande silêncio em torno da autora na esfera acadêmica, tendo em vista a ausência de um estudo exclusivo e sistemático de sua produção e trajetória. Diante disso, essa dissertação está inserida no Programa de Pós-Graduação em Culturas e Identidades Brasileiras e tem o objetivo de romper com esse silêncio, apresentando uma análise multidisciplinar dos ecos da poesia e as evidências da atuação dessa grande repentista, que exaltava-se como negra atrevida, propagando a sua voz em um contexto bastante adverso, marcado pelo domínio patriarcal e por relações escravistas, mesmo nos anos do pós-abolição. Levando-se em conta a complexidade dos estudos acerca da cantoria, a pesquisa procura integrar diferentes áreas do conhecimento, com ênfase na perspectiva histórica e literária, considerando a íntima relação que existe entre texto e contexto no gênero poético do desafio de repente, cuja realização envolve fatores históricos, geográficos, sociais e culturais.
Título en inglés
The challenges of Chica Barrosa: study of poetic and biographical fragments of a black repentista from Paraíba in the 19th century.
Palabras clave en inglés
Black Woman
Cantoria
Chica Barrosa
Cordel
Oral Poetry
Slavery
Resumen en inglés
This research focuses on the analysis of the poetic and biographical fragments of Francisca Maria da Conceição, known as Chica Barrosa, a black woman born in Paraíba in the second half of the 19th century, considered the first female repentista in the Brazilian Northeast. Her work belongs to the field of oral poetics and was created through singing, made with musical accompaniment, being composed, above all, at the desafios de viola, which correspond to real battles of poetic improvisation. Through them, Chica Barrosa sang with famous repentistas from different locations and social positions, until she was brutally murdered during a cantoria. Some fragments of her poetry were kept in oral memory and also incorporated into collections, anthologies, which are fundamental sources for this study. Despite the poetic force of Chica Barrosa, through which she stood out at the time and was able to spread her voice in different spaces, there is a great silence around the author in the academic sphere, in view of the absence of a systematic study of its production and trajectory. That said, this dissertation is part of the Graduate Program in Brazilian Cultures and Identities and has the objective of breaking with this silence, presenting a multidisciplinary analysis of the echoes of Barrosa's verses and the evidences of her performance, through which she is exalted herself as an irreverent black woman, propagating her voice in a very adverse context, marked by patriarchal domination and slave relations, even in the post-abolition years. Taking into account the complexity of this study, the research integrates different areas of knowledge, with emphasis on the historical and literary perspective, considering the intimate relationship between text and context in the poetic modality known as desafio de repente, whose realization involves involves historical, geographic, social and cultural factors.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-05-11
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.