• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-24062020-093245
Documento
Autor
Nome completo
Pedro Bacciotti Franchi
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Cardoso, Luiz Reynaldo de Azevedo (Presidente)
Ferreira, Emerson de Andrade Marques
Filippi, Giancarlo Azevedo de
Título em português
Utilização do Andon para melhoria da gestão da produção em edifícios residenciais.
Palavras-chave em português
Construção civil (Planejamento; Controle)
Controle da produção
Edifícios residenciais (Planejamento)
Resumo em português
O mercado e a indústria da construção civil são de importância ímpar para o desenvolvimento econômico e social do Brasil. A construção civil possui uma relação de encadeamento direto com o PIB nacional pois reflete a situação econômica do país, acompanhando seu crescimento e sua queda. Ainda assim, é um mercado que apresenta deficiências na gestão de planejamento e controle. Entre estas, falhas de gestão de mão de obra e logística estão entre as principais causas da baixa produtividade e dos atrasos nas entregas das obras. A presente dissertação avalia a implantação do Andon através de um estudo de caso em um canteiro de obras de uma construtora de grande porte que utilizou o sistema em um conjunto residencial vertical com quatro torres. Os resultados são analisados e utilizados para identificação das causas raízes dos problemas encontrados. Por fim, são propostas melhorias para a resolução dos problemas identificados e são sugeridos pontos de desenvolvimento para a gestão da companhia.
Título em inglês
Untitled in english.
Palavras-chave em inglês
Andon
Control
Management
Planning
Production
Resumo em inglês
The construction market and industry are of unique importance for Brazil's economic and social development. Civil construction has a direct link with the national GDP because it reflects the economic situation of the country following its growth and fall. Still, it's a market with flaws in its planning and control management. Manpower management and logistics failures are among the main causes of low productivity and delivery delays. This dissertation evaluates the implementation of Andon, where the system functionalities are defined for a residential complex with four towers. A case study is made based on the experience of a large construction company that used the system in a vertical residential work. Results are analyzed to identify the main causes of the problems. At last, improvement proposals are put in order to solve the identified problems and improvement points are suggested for the company's management.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2023-08-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.