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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-19012023-102642
Document
Auteur
Nom complet
Sumaia Sleiman Gonçalves
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2022
Directeur
Jury
Souza, Flávia Rodrigues de (Président)
Fabricio, Márcio Minto
Scheer, Sérgio
Titre en portugais
Implementação BIM em empresa incorporadora e construtora brasileira.
Mots-clés en portugais
Construtoras
Gestão estratégica
Implementação BIM
Incorporadoras
Inovação
Resumé en portugais
O BIM (Building Information Modeling ou Modelagem de Informação da Construção) impõe uma nova forma de gestão e de novos processos e tecnologias para o gerenciamento de projetos e gestão da informação, integrando interesses do cliente e de agentes da cadeia produtiva da construção civil. Considerando as definições, características e ferramentas oferecidas pelo gerenciamento de projetos na indústria da construção, entende-se que esse processo é fundamental e estratégico para empresas incorporadoras e/ou construtoras que buscam vantagens e diferenciais competitivos, já que permite, além da obtenção de resultados específicos e efetivos, maior racionalização de recursos, promovendo o aumento da competitividade frente ao nicho de concorrência no qual está inserido. Entretanto, as transformações impostas pela implementação do BIM em empresas incorporadoras e/ou construtoras têm se mostrado um processo complexo, já que essas organizações vivenciam um cenário de intensa produção, com processos consolidados, eficazes e profissionais técnicos experientes em suas funções, porém, sem competências em BIM. Nesse sentido, por meio de um estudo de caso que contempla o relato da primeira fase de implementação da modelagem da construção em uma empresa incorporadora e construtora, o objetivo desta pesquisa é apresentar recomendações para a continuidade desse processo, com enfoque nos agentes internos e externos à empresa, envolvidos e/ ou impactados pela implementação. O trabalho se justifica pela necessidade de explorar o processo de implementação do BIM sob a perspectiva do valor agregado ao negócio imobiliário e, em conjunto com questionários e entrevistas aplicados às partes interessadas, foi intuito analisá-lo sob variadas óticas. Por fim, são apresentadas recomendações para a segunda fase de implementação e enfoques em premissas de valores dos principais agentes envolvidos.
Titre en anglais
Implementation of BIM (Building Information Modeling) in a brazilian developer and builder company.
Mots-clés en anglais
BIM implementation
Building
Development
Innovation
Strategical managing
Resumé en anglais
The BIM (Building Information Modeling) imposes a new management method, new processes and technologies for administering projects and managing information, integrating customers interests and agents of the productive chain of civil construction. Considering definitions, characteristics and tools offered by project managing in the industry of civil construction, it is understood that this process is fundamental and strategic in the development and building companies aiming at competitive advantages and distinguished features, allowing them to meet specific and effective results besides the major rationalization of possible resources thereby promoting more competitiveness to the niche players. However, transformations enforced by the implementation of BIM in the development and building companies have proved a complex process once companies are set in a scenario of intense production with consolidated and efficient processes, experienced and qualified technicians but without competency profiles for BIM. In this context, through the case study including the report of the first phase of BIM implementation in a development and building company, the work aim was to present recommendations for the continuity of BIM implementation focused on external and internal agents in the company, involved and/or impacted by its implementation. The work is validated by the need to explore the process of implementation of BIM under the perspective of added value to real estate business. In combination with questionnaires and interviews applied to the parties involved in the process, the intention was to analyze it from several different perspectives. In conclusion, recommendations were presented for the second phase of concept implementation with emphasis on the assumptions of values of the main agents involved in this process.
 
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Date de Publication
2023-01-20
 
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