• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-08042021-115239
Documento
Autor
Nome completo
Tayran Milá Mendes Olegário
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Lima, Raúl González (Presidente)
Barra, Luis Paulo da Silva
Furuie, Sérgio Shiguemi
Título em português
Modificações em imagens de CT-scan para a construção de um atlas anatômico do tórax humano.
Palavras-chave em português
Anatomia
Atlas anatômico
Escápula
Segmentação de imagens
Tomografia
Resumo em português
A geração de imagens através de técnicas como Tomografia por Impedância Elétrica (TIE) e Tomografia por Ultrassom (TUS) requerem a solução de um problema inverso mal-posto. Pode-se regularizar tais problemas utilizando uma abordagem bayesiana que requer o uso de um atlas anatômico. Para construir um atlas anatômico do tórax, pode-se utilizar amostras de CT-Scan que são adquiridas em condições diferentes das necessárias para a construção de um atlas anatômico para TIE e TUS: exames de CT-Scan geralmente são obtidos com o paciente mantendo os braços para cima, enquanto os exames de TIE e TUS são realizados com o paciente mantendo os braços para baixo. Neste trabalho, desenvolveu-se um método que utiliza imagens de CT-Scan para gerar amostras que possam ser usadas na construção de um atlas anatômico para TIE e TUS. Este método desloca a escápula e a clavícula para uma região compatível com a posição destas estruturas em um paciente mantendo os braços para baixo e estima a distribuição de tecido mole de um paciente na condição de uso de TIE e TUS.
Título em inglês
Modifications on CT-Scans for the computation of an anatomical atlas of the human chest.
Palavras-chave em inglês
Anatomical atlas
Anatomy (Statistical model)
Image segmentation
Scapular movement
Resumo em inglês
The generation of images from techniques such as Electrical Impedance Tomography (EIT) and Ultrasound Tomography (UST) requires the solution of an ill-posed inverse problem. The regularization of such problems using a bayesian approach requires an anatomical atlas. One can construct an anatomical atlas of the thorax using samples from CT-scan. However, these samples are usually acquired under different conditions from those necessary for EIT and UST application: patients usually keep their arms up during CT-scan exam while, during UST and EIT, patients maintain their arms down. This work presents a method that uses CT-scan to generate samples that follow the requirements for the construction of an anatomical atlas for EIT and UST application. This method moves the scapula and the clavicle to a region compatible with the position of these structures in a patient keeping the arms down and also estimates the distribution of a patient's soft tissue under the condition of EIT and UST exams.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-04-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2022. Todos os direitos reservados.