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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2023.tde-08032024-105053
Documento
Autor
Nombre completo
Oscar Stiven Morales Zapata
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2023
Director
Tribunal
Silva, José Reinaldo (Presidente)
Ordoñez, Robert Eduardo Cooper
Santos Filho, Diolino José dos
Silva, Javier Martinez
Siqueira, Fabio Levy
Título en portugués
Modelagem do processo de co-criação de valor para o design de sistemas de serviço automatizados.
Palabras clave en portugués
Co-criação de valor
Design de serviços
Engenharia de requisitos baseada em modelos
Fluxo de trabalho
Sistema de serviços de produto
Resumen en portugués
Nos últimos anos, os sistemas de automação passaram por transformações signi cativas, marcando uma transição notável da ênfase em produtos para uma abordagem centrada nos serviços (service-oriented), ou até mesmo uma combinação de produtos e serviços. Essa mudança de paradigma reete a importância crescente do usuário nal na funcionalidade e no sucesso econômico desses sistemas. Portanto, destaca-se a essencialidade de ferramentas, processos, métodos e técnicas que capacitam os clientes-usuários a se tornarem co-criadores de valor e consumidores dos produtos oferecidos pelas organizações. A evolução da integração entre detalhamento, planejamento, modelagem e análise de produtos-serviços tem sido notável, mas ainda existe a necessidade de buscar métodos inovadores que aprimorem a integração entre o produto-serviço e o processo de produção. A incorporação de abordagens como a Engenharia de Requisitos (RE), a Engenharia de Requisitos Orientada a Objetivos (GORE) e a Engenharia de Requisitos Baseada em Modelos (MBRE) demonstra um potencial signicativo para as empresas, pois auxiliam na obtenção de informações cruciais para a vericação e aprimoramento virtual do sistema antes da implementação efetiva. A inclusão de métodos semi-formais e formais desempenha um papel relevante na captura e transformação de requisitos nas fases iniciais do ciclo de vida do produto-serviço, enfatizando a importância de priorizar a modelagem e análise dos requisitos comunicados pelos clientes-usuários. O modelo básico associado à Engenharia de Requisitos abrange depuração, modelagem, análise, documentação, vericação e gerenciamento dos requisitos eliciados. É importante notar que os requisitos respondem à pergunta o que e não ao como o produto-sistema será desenvolvido, destacando a distinção entre a pesquisa e a implementa ção. Uma das vantagens notáveis de trabalhar com a Engenharia de Requisitos é a rastreabilidade dos requisitos e a capacidade de formalizá-los por meio de ferramentas grácas ou matemáticas, como as Redes de Petri. Este trabalho propõe um método inovador que incorpora a modelagem e análise do acoplamento entre o produto-serviço, o usuário nal e a co-criação de valor na fase de eliciação de requisitos, com foco especial em sistemas automatizados. O método proposto foi rigorosamente avaliado em um caso de estudo envolvendo robótica colaborativa para solucionar desaos logísticos em um ambiente hospitalar. Vale ressaltar que o método é aplicável a uma ampla variedade de sistemas, mas seu potencial se destaca em sistemas automatizados colaborativos, onde a fase de eliciação de requisitos é crucial devido ao acoplamento crítico entre o usuário e o sistema, garantindo a entrega de produtos-serviços de qualidade que atendam às necessidades e desejos dos usuários.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Model-based requirements engineering, Product-service system
Service design
Value co-creation
Resumen en inglés
In recent years, automation systems have undergone signicant transformations, marking a notable shift from an emphasis on products to a service-oriented approach, or even a combination of products and services. This paradigm shift reects the growing importance of the end user in the functionality and economic success of these systems. Therefore, it highlights the essentiality of tools, processes, methods, and techniques that empower customer-users to become co-creators of value and consumers of the products oered by organizations. The evolution of the integration between detailing, planning, modeling, and analysis of product-services has been remarkable, yet there is still a need to seek innovative methods that enhance the integration between the product-service and the production process. The incorporation of approaches such as Requirements Engineering (RE), Goal- Oriented Requirements Engineering (GORE), and Model-Based Requirements Engineering (MBRE) demonstrates signicant potential for companies, as they assist in obtaining crucial information for virtual verication and improvement of the system before actual implementation. The inclusion of semi-formal and formal methods plays a relevant role in capturing and transforming requirements in the early stages of the product-service lifecycle, emphasizing the importance of prioritizing the modeling and analysis of requirements communicated by customer-users. The fundamental model associated with Requirements Engineering encompasses debugging, modeling, analysis, documentation, verication, and management of elicited requirements. It is important to note that requirements address the what and not the how of product-system development, emphasizing the distinction between research and implementation. One notable advantage of working with Requirements Engineering is the traceability of requirements and the ability to formalize them through graphical or mathematical tools, such as Petri Nets. This work proposes an innovative method that incorporates the modeling and analysis of the coupling between the product-service, the end user, and the co-creation of value in the requirements elicitation phase, with a special focus on automated systems. The proposed method has been rigorously evaluated in a case study involving collaborative robotics to address logistical challenges in a hospital environment. It is worth noting that the method is applicable to a wide range of systems, but its potential shines in automated systems, where the requirements elicitation phase is critical due to the critical coupling between the user and the system, ensuring the delivery of high-quality product-services that meet the needs and desires of users.
 
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Fecha de Publicación
2024-03-14
 
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