• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2022.tde-07072022-112403
Documento
Autor
Nome completo
Eduardo Umaras
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2022
Orientador
Banca examinadora
Tsuzuki, Marcos de Sales Guerra (Presidente)
Barari, Ahmad
Carvalho, Jonas de
Lafratta, Fernando Humel
Rosso Junior, Roberto Silvio Ubertino
Título em inglês
A new method of rigid assemblies stochastic 3D tolerance analysis including thermal performance.
Palavras-chave em inglês
3D tolerance analysis
Geometric tolerances
Monte Carlo method
Multivariate distribution
Resumo em inglês
Positional and orientation tolerances are specified in the components of a mechanical assembly and are of great importance in design, as they affect its quality, reliability, and cost. Tolerance analysis is a method of stacking the tolerances parts of an assembly to achieve an overall value in a given direction. The opposite approach is tolerance synthesis, or allocation, where the tolerances of the components are adjusted through a determined criterion for compliance with design constraints or for optimization purposes, such as cost reduction. The tolerance synthesis is generally performed when the results of a tolerance analysis process do not reach a design constraint requirement. The aim of this thesis is to propose a new method for tolerance analysis in a three-dimensional domain, including manufacturing simulation and consideration of functional thermal effects. A case study involving an internal combustion engine shows the efficacy of the method. Manufacturing simulation based on the Monte Carlo method provides a statistical distribution representation of process variation along a specified tolerance range. This resource can lead to optimization of the tolerance range of the mechanical assembly in each orthogonal direction and can also be a significant aid in design decisions and the selection of manufacturing processes. A feature of the proposed method is the consideration of geometric position tolerances as a function of orientation tolerances. The feature results in great accuracy at a high manufacturing volume. The method is application-oriented and can be applied effectively in the industry.
Título em português
Um novo método de análise estatística tridimensional de tolerâncias de conjuntos mecânicos rígidos incluindo desempenho térmico.
Palavras-chave em português
Custo econômico
Método de Monte Carlo
Processos de fabricação (Engenharia Mecânica)
Produção industrial (Otimização)
Tolerancia e ajustamento das peças
Resumo em português
Tolerâncias de posição e orientação são especificadas em componentes de um conjunto mecânico e apresentam grande importância no projeto, pois afetam sua qualidade, confiabilidade e custo. A análise de tolerâncias é um método de acumulação de tolerâncias de peças de um conjunto para obtenção de um valor global em uma direção. A abordagem oposta é a síntese de tolerâncias, ou alocação, onde as tolerâncias dos componentes são ajustadas por determinado critério para o atendimento de restrições de projeto ou para fins de otimização, tais como redução de custo. A síntese de tolerâncias é geralmente realizada quando os resultados do processo de análise de tolerâncias não atingem os requisitos de restrições de projeto. O alvo desta tese é o de propor um novo método de análise de tolerâncias em domínio tridimensional, incluindo simulação de fabricação e a consideração de efeitos térmicos funcionais. Um estudo de caso envolvendo um motor de combustão interna comprova a eficácia do método. A simulação de fabricação, baseada no método de Monte Carlo, fornece uma representação da distribuição estatística da variação do processo ao longo do intervalo especificado de tolerâncias. Esse recurso permite uma otimização do intervalo de tolerâncias do conjunto mecânico em cada uma das direções ortogonais e pode representar um significativo auxílio tanto em decisões de projeto como para a seleção de processos de fabricação. Uma característica do método proposto é a consideração de tolerâncias geométricas de posição como função de tolerâncias de orientação. Essa característica resulta em grande precisão, para grandes volumes de produção. O método também é voltado à aplicação e pode ser efetivamente aplicado na Indústria.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2022-07-07
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.