• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2013.tde-29092013-110243
Documento
Autor
Nome completo
Francesco Bordignon
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Kaminski, Paulo Carlos (Presidente)
Forcellini, Fernando Antonio
Oliveira, Antonio Carlos de
Timellini, Giorgio
Zancul, Eduardo de Senzi
Título em português
Modelo de referência para o desenvolvimento de produtos cerâmicos considerando o ciclo de vida total do produto.
Palavras-chave em português
Azulejos
Cerâmica (Produção)
Ciclo de vida (Gerenciamento)
Gestão ambiental
Pisos
Produtos (Projeto)
Resumo em português
O presente trabalho visa a desenvolver um modelo de referência específico para o desenvolvimento de novos produtos e de tecnologias de produção para o setor da produção industrial brasileira de cerâmica para revestimento. É baseado no uso das metodologias de Desenvolvimento de Produtos, Análise e Gerenciamento do Ciclo de Vida Total e de Desenvolvimento de Produtos Sustentáveis, integrando os aspectos industriais com a redução do impacto ambiental e a sustentabilidade de processos e produtos. O setor de produção de cerâmica não foi ainda abordado amplamente, em termos de pesquisa acadêmica, naquilo que concerne à metodologia de projeto de produto e do processo de fabricação. O presente trabalho pode colaborar para o preenchimento desta lacuna e trazer uma contribuição útil a um setor estratégico nacional, já que atualmente o Brasil é o segundo produtor e o segundo consumidor mundial. Do ponto de vista energético, a produção de pisos e azulejos cerâmicos é intensiva e a redução eficiente do impacto ambiental deve ter foco prioritário no próprio processo produtivo. A análise do setor tem revelado fragilidades estruturais, que devem ser corrigidas para alcançar um nível de competitividade internacional. O desenvolvimento da presente pesquisa fornece, como resultados principais, a geração de um modelo de referência para o projeto e desenvolvimento de novos produtos cerâmicos e tecnologia de produção, a partir da análise da prática atual de desenvolvimento, da teoria de processo de desenvolvimento de produto e da análise comparativa do estado da arte no Brasil e na Itália. O modelo proposto é validado com pesquisa de campo realizada em empresas do setor cerâmico no Brasil e na Itália e com análise crítica sobre o cálculo de análise do ciclo de vida. Como resultado secundário, são apresentadas diretrizes para aplicação da metodologia na produção nacional, visando a orientar uma reestruturação estratégica do setor.
Título em inglês
Reference model for ceramic products development considering the product total life-cycle.
Palavras-chave em inglês
Ceramic (Production)
Environmental management
Floor tiles
Life cycle (Management)
Products (Project)
Wall tiles
Resumo em inglês
The present work intends to develop a specific reference model for new products and production technologies development in the Brazilian ceramic tiles industrial sector. It is based on Product Development, Total Life cycle Analysis and Management and Sustainable Products Development methodologies, integrating the industrial aspects with the environmental impact reduction and the sustainability of processes and products. The ceramic tile production sector has not yet been widely approached, as academic research, about the product and production project methodology. This work can cooperate to fulfill this gap and perform a useful contribution to a national strategic sector, for being, nowadays, Brazil the second producer and the second consumer into the world market. Form the energy point of view, the ceramic tile production is intensive and an efficient environmental impact reduction must have the main focus in the production process. The sector analysis revealed structural fragilities that must be revised to achieve an international competition level. The present research development engender, as main result, the creation of a reference model for new ceramic product and production technology project and development, based on the analysis of the current practice for product development, on the product development process theory and on its application by a comparative analysis of the state of the art in Brazil and Italy. The proposed model is validated by field research in Brazilian and Italian ceramic industries, as well as critical analysis about Life Cycle Analysis calculation. As secondary result, guidelines are presented, to apply this methodology into the national production, aiming to orient a strategic sector restructuration.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-10-14
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2019. Todos os direitos reservados.