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Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2016.tde-08072016-164203
Documento
Autor
Nome completo
Guilherme Eduardo da Cunha Barbosa
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2015
Orientador
Banca examinadora
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Presidente)
Camargo Junior, Joao Batista
Dias, Acires
Santos, Joaquim Rocha dos
Silveira, Zilda de Castro
Título em português
Reengenharia de sistemas na recuperação e modernização de produtos: proposta de um modelo baseado em risco.
Palavras-chave em português
Confiabilidade
Modernização
Produtos (Recuperação)
Projeto
Risco
Sistemas
Resumo em português
Produtos com um tempo considerável de utilização podem ser objeto de um processo de manutenção mais amplo e profundo, que visa prolongar a sua vida útil. O termo recuperação é aplicado a este tipo de manutenção, que visa à substituição de peças defeituosas, desgastadas, e/ou com a vida útil encerrada. O surgimento de novos paradigmas e de um novo conjunto de doutrinas operacionais pode mudar as expectativas e necessidades das partes interessadas de modo que o produto pode ser proposto para uma modernização. Assim, o produto pode ser reengenheirado durante a sua recuperação. Para realizar um projeto de recuperação e modernização, propõe-se uma abordagem em seis passos centrada numa decisão baseada no risco para classificar os componentes de acordo com a ação a ser realizada. A análise do produto é desenvolvida com base em técnicas de desmontagem e uma análise da fase operacional é realizada para as tomadas de decisões. Deste modo, um componente pode sofrer manutenção, ser modernizado, ser excluído, ser inserido ou permanecer fora do escopo dos trabalhos. O processo da gestão baseada em risco também inclui duas fases de monitoramento de risco continuado: durante a produção e na fase de operação. As decisões podem ser revistas pelo uso da análise bayesiana. Um estudo de caso é proposto para ilustrar o modelo num programa de recuperação e modernização de veículos blindados realizada numa unidade do Exército Brasileiro. A aplicação da metodologia permitiu a seleção de uma alternativa de modernização, considerando riscos e benefícios. O desdobramento das análises no projeto detalhado permitiu a definição final do escopo de recuperação e modernização, observando efeitos de propagação de alterações de engenharia. A principal contribuição deste trabalho é a formalização de um estudo da recuperação e modernização como projeto específico, descrevendo suas características de uma forma a permitir a aplicação de um modelo baseado em risco.
Título em inglês
Systems reengineering in product overhaul and modernization: proposal of a risk-based model.
Palavras-chave em inglês
Design
Modernization
Reliability
Risk
Systems
Resumo em inglês
Defense products with a considerable time of utilization may be subject to a broader and deeper maintenance process, which aims to extend their service life. The term overhaul is applied to this kind of maintenance, which aims the replacement of defective, worn, and/or parts with ended life. The rise of new paradigms and a new set of operational doctrines can change stakeholders' expectations and needs and the product can be proposed for modernization. Technological advances and some problems in supply chain also contribute to this frame. Then, the product can be reengineered during its overhaul. To perform an overhaul and modernization design, it is proposed a five-step approach centered in risk-based decision for classifying components according to action performed. Product analysis based on technical teardown and operation phase review gather data to perform decisions. In this way, a component can be maintained, modernized, excluded, inserted or considered outof-scope. The risk-based management process also includes two phases of risk monitoring: during production and on operation phase. Decisions can be reviewed by the use of Bayesian analysis. A case is proposed to illustrate the model in a major overhaul program of Armored Fighting Vehicles performed in a Brazilian Army depot. The model aims to contribute to a better decision making to support engineering role in an overhaul and modernization design, considering risks and benefits. The deployment of the detailed design analysis allowed the final definition of overhaul and modernization scope, observing the propagation effects of engineering changes. The main contribution of this work is the formalization of a study of overhaul and modernization as a specific design, describing its characteristics in a way to allow the application of a risk-based model.
 
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Data de Publicação
2016-07-13
 
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