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Disertación de Maestría
DOI
10.11606/D.3.2005.tde-23122014-105711
Documento
Autor
Nombre completo
Karl Frederich Arnold
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2005
Director
Tribunal
Massarani, Marcelo (Presidente)
Souza, Roberto Martins de
Tomanik, Antonio Eduardo Meirelles
Título en portugués
Validação experimental de uma metodologia de cálculo da vida à fadiga para mancais hidrodinâmicos.
Palabras clave en portugués
Bronzinas
Fadiga dos materiais
Mancais
Motores
Resumen en portugués
O presente trabalho propõe uma metodologia para o cálculo da vida e do coeficiente de segurança à fadiga, ou fatigue factor, para mancais hidrodinâmicos, mais comumente chamados de bronzinas. A metodologia proposta é confrontada com os resultados de um teste de fadiga dos referidos componentes, no qual se determina o limite de resistência à fadiga, ou endurance limit, pela análise estatística dos dados. Utilizou-se para tanto o método Staircase. Tal confrontação de resultados possibilita não só a validação experimental da metodologia proposta para a condição do teste efetuado, como também a proposição de futuros estudos com a finalidade de se estender o uso da metodologia não somente para bronzinas fabricadas com outros materiais, como também para a previsão da fadiga na condição de operação dos motores de combustão interna automotivos e também sua utilização em outros componentes mecânicos, como por exemplo molas de suspensão, desde que trabalhem em regime elástico.
Título en inglés
Fatigue life calculation methodology Experimental validation for hydrodynamic bearings.
Palabras clave en inglés
Bearings
Engines
Fatigue of materials
Resumen en inglés
The present work proposes a calculation methodology to predict the fatigue life as well as the fatigue safety factor, called fatigue factor, for the plain bearings. The proposed methodology is confronted with the results of a bearings fatigue test, performed to determine the endurance limit with the Staircase statistical analysis method. The results confrontation experimentally validates the proposed methodology, for the performed tests condition. Future studies are proposed to extend the methodology validation not only to bearings made with different materials, but also to predict fatigue on bearings under operation conditions of automotive internal combustion engines and its usage to other mechanical components under linear elastic behavior, such as suspension springs.
 
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Fecha de Publicación
2015-01-06
 
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