• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2002.tde-19042024-104109
Document
Auteur
Nom complet
Jorge Radosevic Rupcic
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Massarani, Marcelo (Président)
Camargo Filho, Roberto Carneiro de
Kaminski, Paulo Carlos
Titre en portugais
Processo de análise e direcionamento de projeto de powertrain para o melhor consumo de combustível veicular.
Mots-clés en portugais
Combustíveis veiculares
Consumo (Análise)
Resumé en portugais
O presente trabalho identifica inicialmente os fatores que afetam o consumo de combustível veicular oriundos do veículo automotor, do motor a combustão interna, da transmissão e do meio ambiente. Os fatores provenientes do motor a combustão e da transmissão, são associados com as últimas iniciativas técnicas desenvolvidas com o objetivo de reduzir o consumo de combustível veicular. Com o conhecimento destas variáveis e das alternativas técnicas existentes para minimizar seus efeitos contrários ao melhor consumo de combustível, é proposta uma metodologia de análise ponderada e julgamento de viabilidade de projeto utilizando como cenários: o nível de desenvolvimento, tempo de desenvolvimento, alteração de conceito ou estrutura, custo de engenharia, investimento, competitividade e intercambialidade. O resultado desta análise é apresentado na forma gráfica. Vários cenários técnicos são simulados utilizando a metodologia, assim como é feita a comparação destes cenários demonstrando como deve ser conduzida a aprovação de proposta técnica que tenha por objetivo reduzir o consumo de combustível veicular.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Consumption (Analysis)
Vehicle fuels
Resumé en anglais
This report initially identifies the factors whose affects vehicle fuel consumption derived from the vehicle itself, from the internal combustion engine, from the transmission and the environment. The factors from the combustion engine and transmission are being associated with the last worldwide initiatives developed with the objective to minimize the vehicle fuel consumption. With the knowledge of these variables and with the existing technical alternatives to minimize the unfavourable consequences for the best fuel consumption, it is being proposed a project viability weighted methodology of analysis and judgement by means of the following parameters: development level, development timing, concept or structure change, engineering cost, investment and interchange ability. The result of this analysis is presented in a graphic way. Technical scenarios are simulated with the methodology, as well its comparison demonstrating how a technical proposal approval with the objective to minimize fuel consumption shall be conducted.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2024-04-23
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.