• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2007.tde-17032023-145412
Documento
Autor
Nombre completo
Valdeck Almeida Junior
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2007
Director
Tribunal
Souza, Gilberto Francisco Martha de (Presidente)
Barbosa, Roberto Spinola
Gueler, Gabriel Felix
Título en portugués
Parametrização dos valores de geometria do sistema de suspensão de veículos de passageiros.
Palabras clave en portugués
Suspensão mecânica
Veículos de passageiros
Resumen en portugués
A falta de um procedimento consolidado, que atenda as condições de Manufatura para a verificação e o ajuste dos valores de geometria de veículos de passageiros, permite a liberação de unidades fora das especificações de engenharia, bem como, o registro de dados não confiáveis, que são obtidos neste processo de medição dos parâmetros de geometria. Dados estes que, quando identificados como não compatíveis com os parâmetros especificados, podem ser utilizados indevidamente como referência para a correção do processo de montagem da carroceria e de seus componentes estruturais, o que na prática estará gerando ações corretivas desnecessárias em função da falta de confiabilidade destes registros. O objetivo deste estudo é o desenvolvimento de um processo consolidado e confiável, que elimine a possibilidade da liberação de veículos com os valores de geometria fora das especificações de engenharia e que conseqüentemente impossibilite o uso indevido de dados de geometria não consolidados no processo de fabricação. O estudo apresenta também sugestões que podem eventualmente ser consideradas em trabalhos futuros, como o desenvolvimento de um processo adicional a ser direcionado ao setor de pós-vendas, que é o responsável pela manutenção dos veículos no campo, e atualmente enfrenta a mesma falta de confiabilidade e de um procedimento consolidado que garanta a correta execução dos eventuais ajustes dos valores de geometria da suspensão, dentro dosparâmetros especificados pela engenharia e a análise do impacto da falta deste controle dos parâmetros de geometria no comportamento dinâmico do veículo
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Engineering specifications
Geometry values
Parameters
Reliable process
Resumen en inglés
The lack of a consolidated procedure, that meet the manufacturing conditions for passengers vehicles geometry values adjustment and verification, allows the release of units that are out of engineering specifications, as well as, the register of not reliable data, gotten in this geometry measurement process. These data when interpreted as not compatible with the specified parameters can wrongly be used as reference for the body assembly process and structural components correction, what can generate unnecessary corrective actions due to the lack of data confidence. The objective of this study is the development of a consolidated and reliable process, which will eliminate the vehicles liberation possibility with the geometry values out of the engineering specifications and that consequently to make impossible the use of not consolidated geometry data in the manufacturing process. This study also include a set of suggestions that can eventually can be considered in future studies as the development of an after-sales additional process that is the responsible for the field vehicles maintenance, and currently faces the same lack of trustworthiness and a consolidated procedure, that guarantees the accomplishment of suspension geometry values adjustments that meets the specified engineering parameters and the impact analysis about the lack of geometry parameters control on vehicle dynamics behavior
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-03-17
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.