• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2002.tde-16042024-135948
Documento
Autor
Nombre completo
Alexsander David Gasparotto
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2002
Director
Tribunal
Massarani, Marcelo (Presidente)
Garcia, Roberto
Hernandez Neto, Alberto
Título en portugués
Estudo para aplicação da tecnologia multi combustível no mercado automobilístico brasileiro.
Palabras clave en portugués
Combustívies
Veículos automotores
Resumen en portugués
O objetivo do trabalho é um estudo para a aplicação de uma nova tecnologia no conjunto motor de um veículo; onde o consumidor final poderá optar pelo quesito performance do motor ou visar a economia no consumo de combustível, dependendo do seu uso diário e dos preços oferecidos nos postos de abastecimento de combustível. O multi combustível é uma tecnologia em desenvolvimento para o mercado automobilístico que mescla a utilização de dois combustíveis (gasolina e o álcool hidratado) e as suas combinações em um motor de combustão interna. Três aspectos que englobam esta tecnologia devem ser considerados: - Desenvolver um Programa de origem vegetal (cana-de-açúcar) substituindo em parte a energia fóssil originada do petróleo, pois a biomassa é uma forma de energia limpa e renovável. Esta solução contribui também com o meio ambiente devido à redução da emissão de CO2 para a atmosfera. - Analisar através de aspectos socioeconômicos e técnicos a viabilidade para a implementação do sistema multi combustível. - Com o auxílio de uma matriz de decisão identificar os melhores parâmetros para contribuir na escolha do tamanho do motor e qual o tipo de sensor para detectar a presença de álcool na mistura de combustível.
Título en inglés
Untitled in english
Palabras clave en inglés
Fuels
Motor vehicles
Resumen en inglés
The objective of this work is a study for the application of a new technology that will be used in the engine management system in the vehicle; where the final consumer can opt for the inquiry performance or seeking an economy for the fuel consumption depending on its daily use and of the prices offered in the gas stations. Flexible Fuel is a technology in development for the automobile market that mixes the use of two fuels (gasoline and ethanol) and their mixtures in the internal combustion engine. Three aspects that include this technology should be considered: - To develop a program of vegetable origin (cane of sugar) substituting the originated fossil energy of the petroleum partly, because biomass is a form of clean energy and renewable. This solution contributes also with the environment due to reduction of the emission of CO2 for the atmosphere. - To analyze through social, economical and technical aspects the viability for the flexible fuel system implementation. - Through a decision matrix to identify the best parameters to contribute in the choice of motor size and which the type of sensor to detect alcohol in the fuel mixture.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2024-04-16
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.