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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-20012021-160610
Document
Author
Full name
Felipe Enne Mendes Ribeiro
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2020
Supervisor
Committee
Botter, Rui Carlos (President)
Nascimento, Ademar Nogueira do
Silva, Vanina Macowski Durski
Title in Portuguese
Aplicação de um método de simulação em um terminal portuário de granéis agrícolas.
Keywords in Portuguese
Portos
Simulação
Terminais marítimos
Abstract in Portuguese
Os portos são importantes para o crescimento econômico do país, pois o comércio internacional está relacionado com as movimentações portuárias. Portanto melhorar a capacidade dos portos atenuando as perdas e aumentando a sua eficiência de recebimento/envio de mercadorias são relevantes diante do mundo globalizado. O terminal portuário é uma infraestrutura do porto que tem como atribuição a exploração das instalações portuárias, sendo essencial para as operações logísticas de exportação. No entanto o terminal portuário é um sistema dinâmico e complexo em que as operações portuárias e os processos produtivos são aleatórios. Problemas logísticos podem ser identificados, acarretando custos como por exemplo o de vendas perdidas pelo não-atendimento ao planejamento. Portanto a construção de um modelo para simulação da operação desse sistema pode ser de grande utilidade. A busca das possíveis soluções para maior eficiência é possibilitada pela realização de experiências, de observação, de aprendizagem e de avaliação do comportamento do sistema mediante a mudança do estado das variáveis de decisão. O objetivo principal deste trabalho foi construir um modelo de simulação dos recebimentos de grãos de um terminal portuário e estudar o comportamento desse sistema perante mudança de estado das variáveis existentes. O comportamento do sistema foi avaliado por meio da análise da medida de rendimento global, definido pela taxa de ocupação dos recursos e escoamento global no horizonte de um ano. O modelo utiliza a técnica de simulação discreta em que foi construída uma lógica para discretizar os processos. O estudo possibilitou avaliar a capacidade de oferta de escoamento de grão do terminal portuário durante o período de um ano. A forma de operação no qual o sistema oferece a maior oferta foi analisada entre os cenários estudados.
Title in English
Application of a simulation method in a por terminal.
Keywords in English
Agricultural bulk
Port terminal
Simulation
Abstract in English
Ports are important for the country's economic growth, as international trade is related to port movements. Therefore, improving port capacity by mitigating losses and increasing their efficiency of receiving/shipping goods is relevant in the globalized world. The port terminal is a port infrastructure that is responsible for operating port facilities and is essential for export logistics operations. However, the port terminal is a dynamic and complex system in which port operations and production processes are random. Logistical problems can be identified, leading to costs such as lost sales due to non-compliance with planning. Therefore, the construction of a model to simulate the operation of this system can be very useful. The search for possible solutions for greater efficiency is made possible by conducting experiments, observing, learning, and evaluating the behavior of the system through decision variables. The main objective of this work was to construct a simulation model of grain receipts rom a port terminal and to study the behavior of this system in the face of changing the state of existing variables. The behavior of the system was assessed by analyzing the overall yield measure, defined by the rate of resource occupation and global runoff over the one-year horizon. The model uses the discrete simulation technique in which logic was built to discretize the processes. The study made it possible to assess the supply capacity of grain flow from the port terminal over the period of one year. The form of operation in which the system offers the largest offer was analyzed among the scenarios studied.
 
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Publishing Date
2021-01-26
 
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