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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-17072023-151004
Documento
Autor
Nome completo
Erick Seiji Fugiwara
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Mota, Daniel de Oliveira (Presidente)
Botter, Rui Carlos
Moura, Delmo Alves de
Título em português
Utilização de um modelo de simulação para o dimensionamento de um terminal portuário multiproduto.
Palavras-chave em português
Logística
Planejamento da produção
Simulação de sistemas
Resumo em português
A globalização tem como um dos aspectos mais relevantes a competição entre empresas e países, no qual, terminais portuários possuem um papel de destaque em relação a produtividade, tanto na importação quanto exportação. Conforme as economias se desenvolvem e alterações nas rotas comerciais ocorrem, os portos são desafiados quanto a sua capacidade de desenvolvimento a longo prazo, adequando sua capacidade operacional. Esse cenário de competitividade, exige muitas vezes o investimento em infraestrutura portuária, que é essencial para manter de forma eficiente a capacidade portuária em atender à demanda esperada para todos os tipos de carga. Porém, os custos envolvidos nesses investimentos são elevados em ativos de infraestrutura de longo prazo e devem ser feitos apesar de uma variedade de incertezas futuras que podem potencialmente influenciar o desempenho de um porto. Seria benéfico se a equipe envolvida no projeto pudesse obter uma visão rápida das características exigidas dos principais componentes do terminal com base em demandas e possibilidades, sem a necessidade de realizar muitos cálculos ou desenvolver um novo modelo de cálculo para cada novo projeto. Além disso, existem alguns aspectos que não podem ser facilmente avaliados usando métodos convencionais. Uma visão adicional poderia ser alcançada com a ajuda de uma ferramenta de suporte ao projeto. O objetivo desta dissertação é desenvolver uma ferramenta de suporte ao projeto que possa ser utilizada durante o projeto conceitual de um novo terminal a granel seco ou de um já existente. A ferramenta é composta por uma interface, desenvolvida em Microsoft Excel, e pelo modelo integrado (sistema marítimo, de estocagem e de transporte terrestre) de simulação em Anylogic. O modelo é alimentado pelas informações contidas na interface, onde todas as características relevantes são definidas através de diversas variáveis. Ele deve dar uma melhor compreensão nas diferentes opções que podem ser escolhidas e devem ser capazes de criar um modelo terminal com base nos parâmetros-chave fornecidos pela entrada do usuário. Ao utilizar um porto multiproduto brasileiro como estudo de caso, esta dissertação aprimora o processo de tomada de decisão de investimento para a infraestrutura portuária através da aplicação bem-sucedida da metodologia para o desenvolvimento de uma ferramenta de auxílio na seleção de uma estratégia de investimento ideal para lidar com as restrições de capacidade dentro de um sistema portuário.
Título em inglês
Utilization of a simulation model for sizing a multi-product terminal port.
Palavras-chave em inglês
Integrated model
Port terminal
Simulation
Resumo em inglês
Globalization has as one of the most relevant aspects the competition between companies and countries, in which port terminals have a prominent role in relation to productivity, both in import and export. As economies develop and trade route changes occur, ports are challenged as to their long-term development capacity, adapting their operational capacity. This competitiveness scenario often requires investment in port infrastructure, which is essential to efficiently maintain port capacity in meeting the expected demand for all types of cargo. However, the costs involved in these investments are high in long-term infrastructure assets and should be made despite a variety of future uncertainties that could potentially influence the performance of a port. It would be beneficial if the team involved in the project could get a quick view of the required characteristics of the main terminal components based on demands and possibilities, without the need to perform many calculations or develop a new calculation model for each new project. In addition, there are some aspects that cannot be easily evaluated using conventional methods. An additional view could be achieved with the help of a project support tool. The purpose of this thesis is to develop a project support tool that can be used during the conceptual design of a new dry bulk terminal or an existing one. The tool is composed of an interface developed in Microsoft Excel, and the integrated model (marine system, storage and land transport) simulation in Anylogic. The model is fed by the information contained in the interface, where all relevant characteristics are defined through several variables. It should give a better understanding of the different options that can be chosen and should be able to create a terminal model based on the key parameters provided by user input. By using a Brazilian multiproduct port as a case study, this thesis improves the investment decision-making process for port infrastructure through the successful application of the methodology for the development of an aid tool in the selection of an ideal investment strategy to deal with capacity constraints within a port system.
 
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Data de Publicação
2023-07-21
 
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