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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-02062022-104225
Document
Author
Full name
Rhandal de Freitas Masteguim
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2022
Supervisor
Committee
Cunha, Claudio Barbieri da (President)
Fávero, Patrícia Belfiore
Lima, Renato da Silva
Title in Portuguese
Modelagem e simulação para análise da utilização de pontos de coleta na distribuição urbana de comércio eletrônico: o caso de São Paulo.
Keywords in Portuguese
Comércio eletrônico
Logística urbana
Pontos de coleta
Abstract in Portuguese
As vendas online vêm aumentando constantemente nos últimos anos e no Brasil, as vendas do e-commerce atingiram o recorde de 87,4 bilhões em vendas apenas no ano de 2020. Ao contrário do modelo tradicional de compras em lojas físicas, os varejistas de comércio eletrônico precisam entregar pedidos personalizados a locais altamente dispersos em janelas de tempo relativamente restritas. Com o aumento do e-commerce, também aumentou a dificuldade de se realizar as entregas à domicílio de produtos na etapa de last-mile, e consequentemente os efeitos negativos nas grandes áreas urbanas, como congestionamentos e poluição. Embora as entregas em domicílio sejam preferidas pelos compradores online, pesquisas na literatura mostram o desenvolvimento de alternativas que satisfazem tanto a demanda do consumidor por meios de entregas não assistidas (sem a necessidade de uma pessoa no local de entrega para efetivar o recebimento), quanto a necessidade das empresas de otimizar a distribuição de encomendas por meio de remessas mais consolidadas. A utilização de pontos de coleta (PC) é uma solução em rápido crescimento que permitem a consolidação de entrega de e-commerce em diversos locais das grandes cidades. Neste contexto, este trabalho traz como objetivo a investigação das condições em que uma rede de PC é mais eficiente que entregas em domicílio no ponto de vista financeiro, operacional e ambiental (emissões), no contexto de grandes cidades em países em desenvolvimento. Para atingir o objetivo proposto, foi criada uma metodologia que consiste na simulação de dias de entrega de e-commerce, partindo do centro de distribuição até a entrega para o consumidor final em 780 diferentes cenários. Estes cenários têm como finalidade representar as diferentes condições que um operador logístico pode encontrar durante a operação e são compostos por variações das características operacionais como, densidade de pedidos em uma região, a proporção de entregas que utilizam PCs, disposição do cliente se deslocar para coletar uma encomenda em um PC e distância entre o centro de distribuição e a demanda. Foi utilizado um sistema de roteirização para determinar os melhores roteiros de entrega, composição de frota de menor custo e um modelo exato foi criado para obter a configuração da rede ótima de PCs para simulação de cada cenário. A metodologia foi aplicada no centro urbano da cidade de São Paulo, onde a densidade populacional média é de 12.550 habitantes por km² e está inserido na região de maior faturamento de e-commerce do Brasil (fatores que aumentam a viabilidade da operação com PCs). Os resultados mostram que é possível reduzir o custo operacional de transporte com a consolidação das entregas nos PCs, pois essa alternativa de entrega possibilita o aumento da eficiência dos veículos, como o aumento da ocupação, aumento do perfil do veículo e menor quilometragem rodada. Também é possível observar que a característica operacional mais influente para redução de custo é a proporção de entregas direcionadas aos PCs, onde a média de redução no custo com a proporção de 20% ao modelo de PC é de 12%; com a proporção de 40% é de 28%; com a proporção de 60% é de 43% e com a proporção de 80% é de 54%. Nos cenários com maiores valores de densidade, caminhada do consumidor e proporção de entregas a PCs, a operação com PCs possibilitou a consolidação de até 2.400 endereços de entrega em apenas 18 pontos de coleta.
Title in English
Modeling and simulation for analysis of the use of pick-up points in urban electronic commerce distribution: the case of São Paulo.
Keywords in English
Collection points
Delivery cabinets
E-commerce deliveries
Modeling and simulation
Urban freight transport
Abstract in English
Online sales have been constantly increasing in recent years and in Brazil, e-commerce sales reached a record of 87.4 billion in sales only in 2020. E-commerce retailers must deliver custom orders to highly dispersed locations in relatively restricted time windows. With the increase in e-commerce, the difficulty of making home deliveries of products in the last-mile stage also increased, and consequently the negative effects in large urban areas, such as traffic jams and pollution. Although home delivery is preferred by online shoppers, research reports found in the literature shown the development of alternatives that satisfy both consumer demand through unattended delivery means (without the need for a person at the place of delivery to make the receipt) and the need for companies to optimize parcel distribution through more consolidated shipments. The use of pickup points (PP) is a rapidly growing solution that enables the consolidation of e-commerce delivery in multiple locations across major cities. In this context, this work aims to investigate the conditions under which a PP network is more efficient than home delivery at the economic, operational and environmental (i.e. emissions) point of view, in the context of large cities in developing countries. To achieve the proposed objective, a methodology was created which consists in the simulation of e-commerce delivery days, from the distribution center to delivery to the final consumer in 780 different scenarios. These scenarios are intended to represent the different conditions that a logistics operator may encounter during the operation and are composed of variations in operational characteristics such as order density in a region, the proportion of deliveries that use PPs, customer willingness to go to collect an order on a PP and distance between the distribution center and the demand. A routing system was used to determine the best delivery routes, composition of the lowest cost fleet and an exact model was created to obtain the optimal PP network configuration to simulate each scenario. The methodology was applied in the urban center of the city of São Paulo, where the average population density is 12,550 inhabitants per km² and is located in the region with the highest e-commerce revenue in Brazil (factors that increase the feasibility of operating with PCs). The results show that it is possible to reduce the operational transport cost with the consolidation of deliveries in PPs, as this delivery alternative allows for greater vehicle efficiency, such as increased occupancy, increased vehicle profile and decreased distance traveled. It is also possible to observe that the most influential operational characteristic for cost reduction is the proportion of deliveries directed to PCs, where the average cost reduction with the proportion of 20% for the PC model is 12%; with the proportion of 40% it is 28%; with the proportion of 60% it is 43% and with the proportion of 80% it is 54%. In scenarios with higher values of density, customer willingness to walk and PC delivery proportion, PC operation enabled the consolidation of up to 2,400 delivery addresses into just 18 pickup points.
 
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Publishing Date
2022-06-02
 
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