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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-29042024-112255
Document
Auteur
Nom complet
João Pedro Alves Sanchez
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Alfredini, Paolo (Président)
Morishita, Helio Mitio
Nóbrega, Juliana Dorn
Titre en portugais
Análise conceitual das dimensões náuticas da Hidrovia do Rio Paraguai para diagnóstico sobre obras corretivas para navegação nos passos críticos entre Corumbá e a Foz do Rio Apa (Brasil).
Mots-clés en portugais
Dimensões náuticas
Hidráulica fluvial
Navegação interior
Resumé en portugais
A Hidrovia do Rio Paraguai, apesar de sua extensa rede fluvial e potencial estratégico para o transporte de mercadorias e passageiros, é subutilizada devido a desafios como normas regulatórias desatualizadas, falta de investimento em infraestrutura e capacitação, e inadequação das tecnologias e serviços de navegação. Ela atravessa metade do Continente, iniciando no Município de Cáceres (MT) e terminando em Nueva Palmira, no Uruguai, em seus 3442 km. O trecho brasileiro do rio tem aproximadamente 1270 km, entre Cáceres (MT) e a Foz do Rio Apa (MS), estando subdividido em Trecho Norte, de Cáceres a Corumbá, e Trecho Sul, de Corumbá à Foz do Rio Apa. Com o intuito de assegurar a navegação das embarcações, melhorando a segurança, a confiabilidade e a eficiência do transporte hidroviário, em um período mínimo correspondente a 90% do ano, são necessárias intervenções com obras, principalmente dragagens em pontos críticos. A pesquisa destaca a importância de adotar diretrizes internacionais atualizadas, utilizando como abordagem metodológica as recomendações do Grupo de Trabalho 141 da PIANC (2019), para superar essas barreiras e otimizar a eficiência dos sistemas hidroviários. As dificuldades, como baixos níveis d'água e normativas obsoletas, limitam o transporte fluvial, elevando os custos e reduzindo a eficiência logística. A transição para diretrizes mais modernas e adaptáveis, exemplificadas pelas recomendações da PIANC, é vista como essencial para desbloquear o potencial completo da hidrovia. A partir da análise dos 44 passos críticos selecionados, com o auxílio das cartas náuticas da Marinha Brasileira, foi possível dimensionar a hidrovia de maneira mais eficiente e obter novos resultados quanto à necessidade de intervenções nela. Portanto, a aplicação de recomendações diferentes das brasileiras (ANTAQ), analisando-as e comparando-as, é uma pesquisa que traz uma importante contribuição aos projetos hidroviários e, consequentemente, apoia o desenvolvimento de uma navegação interior mais segura e eficiente.
Titre en anglais
Conceptual analysis of the nautical dimensions of the Paraguay River Waterway for diagnosis of corrective works for navigation in critical steps between Corumbá and Foz do Rio Apa (Brazil).
Mots-clés en anglais
Inland navigation
Paraguay River
Waterways
Resumé en anglais
The Paraguay River Waterway, despite its extensive river network and strategic potential for the transportation of goods and passengers, is underutilized due to challenges such as outdated regulatory norms, lack of investment in infrastructure and training, and inadequacy of navigation technologies and services. It spans half of the continent, starting in the municipality of Cáceres (MT) and ending in Nueva Palmira, Uruguay, covering a distance of 3442 km. The Brazilian stretch of the river is approximately 1270 km, between Cáceres (MT) and the mouth of the Apa River (MS), divided into the Northern Section, from Cáceres to Corumbá, and the Southern Section, from Corumbá to the mouth of the Apa River. In order to ensure the navigation of vessels, improving the safety, reliability, and efficiency of inland water transport for a minimum period of 90% of the year, interventions with civil works are necessary, especially dredging at critical points. The research emphasizes the importance of adopting updated international guidelines, using the methodological approach recommended by the Working Group 141 of PIANC (2019), to overcome these barriers and optimize the efficiency of waterway systems. Challenges such as low water levels and outdated regulations limit river transport, increasing costs and reducing logistical efficiency. The transition to more modern and adaptable guidelines, exemplified by PIANC recommendations, is seen as essential to unlock the full potential of the waterway. By analyzing the 44 selected critical points with the assistance of navigational charts from the Brazilian Navy, it was possible to design the waterway more efficiently and obtain new results regarding the need for interventions. Therefore, the application of recommendations different from those of the Brazilian ones (ANTAQ), analyzing and comparing them, is a research that brings an important contribution to waterway projects and, consequently, supports the development of safer and more efficient inland navigation.
 
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Date de Publication
2024-05-03
 
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