• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2000.tde-25102001-091833
Documento
Autor
Nombre completo
Rovilson Mafalda
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2000
Director
Tribunal
Kawano, Alexandre (Presidente)
Tsuzuki, Marcos de Sales Guerra
Yee, Cheng Liang
Título en portugués
Efeitos do uso de diferentes métodos de representação gráfica no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial.
Palabras clave en portugués
desenho para engenharia
habilidade de visualização espacial-desenvolviment
processos cognitivos
Resumen en portugués
Neste estudo são avaliadas três atividades com relação a seus efeitos no desenvolvimento da habilidade de visualização espacial. Elas são baseadas respectivamente em aplicações de desenho técnico, modelos de arame e modelos de sólidos. Na terceira atividade há também exercícios em que são utilizadas máquinas com comando numérico. A avaliação foi realizada com base em ontuãções obtidas por estudantes no teste MRT, após a prática das atividades em mini cursos experimentais, os quais foram aplicados segundo o método de planejamento experimental chamado Julgamentos Cruzados, e os dados obtidos, analisados de acordo com um método Bayesiano. Concluiu-se que a atividade em que foram utilizadas aplicações de desenho técnico tem maior potencial para desenvolver a habilidade de visualização espacial, quando comparada com as outras, em que foram utilizadas respectivamente aplicações de modelos de sólidos e de arame.
Título en inglés
Effects of the use of different graphics methods in the spatial visualization development.
Palabras clave en inglés
cognitive processes
engineering design graphics
spatial visualization-development
Resumen en inglés
The effects of three pedagogical activities concerning their effects on the development of spatial visualization skills are presented in this study. Those activities are based respectively on the interpretation and generation of technical drawings, wireframe models, and finally on the generation and interpretation of solid models. In the third activity it has also exercises where numerical controlled machines are used. The activities were applied to a group of under-graduate students in the form of short courses, and the results were measured by MRT testing. The crossover experimental design was used to organize the order of activities and to facilitate the drawing of meaningful conclusions. The statistical analysis was performed according by Bayesian methods. It is concluded that the activity that uses applications of technical drawings has more potential to develop spatial visualization skills.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
tde.pdf (1.83 Mbytes)
Fecha de Publicación
2001-10-29
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.