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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2010.tde-19012011-102000
Documento
Autor
Nombre completo
Carolina Andrea Garisto Gregório
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2010
Director
Tribunal
Rocha Lima Junior, João da (Presidente)
Alencar, Claudio Tavares de
Beraldo, Valter
Frezatti, Fábio
Sousa, Almir Ferreira de
Título en portugués
Método para análise da oportunidade de imobilização em imóveis corporativos.
Palabras clave en portugués
Gerenciamento do Real Estate Corporativo
Método de Análise Hierárquica
Planejamento estratégico
Resumen en portugués
O avanço da economia brasileira e o amadurecimento dos mercados induzem a crescente competitividade nos diferentes setores. Com isso, as corporações buscam por maneiras de investir com maior produtividade de modo a direcionar recursos nas suas atividades fins para desenvolvimento e expansão do negocio principal. Os ativos imobiliários são um dos recursos mais onerosos para muitas empresas, que ainda imobilizam recursos nesses ativos de longo prazo de maturação. É incipiente a percepção das empresas brasileiras em relação às perdas de oportunidade de ganho com os investimentos que são internados nas suas bases instaladas. Nesse contexto, a tese trata da configuração de um método para analise da oportunidade de imobilização e desmobilização em imóveis corporativos sob a ótica das corporações usuárias, por meio da identificação de critérios qualitativos e quantitativos (econômico-financeiros) relevantes a analise, considerando (i) os mecanismos diretos e indiretos atualmente empregados no Brasil, (ii) a sustentação legal, (iii) as praticas tributarias e contábeis, e (iv) as praticas prevalentes de mercado. Os critérios de decisão do método são priorizados pelos administradores das corporações com auxilio de uma ferramenta para analise hierárquica de decisão (Analytic Hierarchy Process - AHP), que indica a alternativa mais adequada entre as opções de imobilização ou não no real estate para cada situação. O método desenvolvido nesta tese pode ser uma importante ferramenta de apoio para as diretrizes de governança corporativa no que tange as decisões em relação ao portfolio de real estate das corporações, podendo ser utilizado por empresas com atuação nos diferentes setores da economia, tais como: manufatura, serviços, varejo, entre outros, inclusive no setor publico.
Título en inglés
Analysis method of opportunity investment in corporate real estate.
Palabras clave en inglés
AHP (Analytic Hierarchy Process)
Corporate Real Estate Management
Strategic planning
Resumen en inglés
The development of the Brazilian economy and the maturity of the markets have prompted growing competition within different sectors. In this context corporations tend to find ways to invest more productively by focusing on their main activities in an effort to enhance their core business. Real estate assets are generally one of the companies' greatest expenses; even so, companies still invest in these long-term maturity assets. It is still incipient the perception of Brazilian companies as regards the opportunity costs incurred by them as a result of investing in real estate assets. In view of the foregoing, the thesis sets forth an analysis method to guide the decision whether to invest or not in real estate assets from the perspective of corporate users. The analysis is based on qualitative and quantitative attributes by taking in account (i) both direct and indirect procedures currently used in Brazil, (ii) the legal framework, (iii) the tax and accounting practices, and (iv) the prevalent market practices. The method's decision criteria are prioritized by the corporations` officers through the AHP tool (Analytic Hierarchy Process), which indicates the most appropriate decision in each situation. The method herein developed may work as an important corporate governance guideline in the extent real estate portfolio decisions are taken by corporations, and it can be used by companies of different sectors, such as manufacturing, service, retail, among others, including the public sector.
 
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Fecha de Publicación
2011-04-15
 
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