• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2004.tde-01032004-152058
Documento
Autor
Nome completo
Vânia Cristina Pires Nogueira Valente
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2003
Orientador
Banca examinadora
Santos, Eduardo Toledo (Presidente)
Barros, Leliane Nunes de
Brandao, Leonidas de Oliveira
Ulbricht, Vania Ribas
Yee, Cheng Liang
Título em português
Desenvolvimento de um ambiente computacional interativo e adaptativo para apoiar o aprendizado de geometria descritiva.
Palavras-chave em português
ambiente de aprendizado à distância
geometria descritiva
Resumo em português
Esta pesquisa teve como objetivo fundamentar e implementar um Ambiente Computacional de Suporte ao Aprendizado de Geometria Descritiva (GD) capaz de se adaptar às necessidades de aprendizagem do aluno. No sistema proposto, o aluno interage via Internet e desenvolve seu aprendizado por meio da resolução de exercícios. Este ambiente tem como suporte uma biblioteca de exercícios de GD e, seguindo uma estratégia pedagógica, sugere caminhos para conduzir o aprendiz a níveis cada vez mais aprofundados em seus estudos. A cada interação, são avaliados os conceitos que o aluno já conhece e, com base nestes dados, novos exercícios são sugeridos de modo gradual, bem como, quando for o caso, uma lista das teorias básicas que ele deverá estudar. O referido ambiente de aprendizagem, além de ser uma ferramenta de estudo, também pode apoiar os docentes e pesquisadores da área, oferecendo um repositório de exercícios de GD que pode ser acessado e incrementado por eles. Este módulo, chamado de Biblioteca de Exercícios, permite a busca de exercícios específicos por meio de filtros de seleção como conceitos envolvidos ou complexidade da solução, entre outros. Espera-se que o sistema desenvolvido se constitua numa ferramenta de grande valia para apoiar à aprendizagem de Geometria Descritiva, uma disciplina importante que tradicionalmente representa um desafio significativo aos estudantes.
Resumo em inglês
This research aims to establish the basis for a Descriptive Geometry Computer Learning Environment able to adapt itself to the student’s learning needs as well as to implement it. The student interacts with the proposed system through the Internet and learns by solving exercises. This learning environment is supported by a Descriptive Geometry (DG) exercise library and, by following a pedagogical strategy, it suggests paths to conduct the student to mastering the target contents. The concepts learned by the student are evaluated at each iteration and, based on these data, the system gradually proposes new exercises to the learner, as well as, sometimes, offers a list of theory topics that should be studied. The proposed learning environment, besides being a learning tool, can support DG instructors and researchers by offering them a DG exercise repository that may be used and increased by them. This module, called Exercise Library, allows searching for an exercise through concept and level of complexity filters, among others. It is hoped that this developed system constitutes an expressive instrument to support DG learning, a content that traditionally represents a challenge to students.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
TESE_VANIA.pdf (4.90 Mbytes)
Data de Publicação
2004-03-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.