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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2002.tde-22012024-151925
Document
Auteur
Nom complet
Werner Bilfinger
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2002
Directeur
Jury
Hachich, Waldemar Coelho (Président)
Massad, Faiçal
Pacheco, Marcus Peigas
Velloso, Dirceu de Alencar
Wolle, Claudio Michael
Titre en portugais
Critérios de segurança de fundações em estacas cravadas com consideração de controles executivos.
Mots-clés en portugais
Cravação de estacas
Fundações (Engenharia)
Resumé en portugais
A segurança das estruturas é um tema cada vez mais atual, tendo em vista, por um lado, a necessidade de desempenhos melhores, e, por outro lado, a necessidade de economia. Especificamente na engenharia de fundações, segurança é hoje, apesar das normas existentes, um tema que gera controvérsias e polêmica. A Norma Brasileira NBR 6122 dá margem a interpretações que podem, dependendo da situação, levar a situações ambíguas. Este mesmo panorama se repete em outros países. O assunto de segurança nas fundações é avaliado para o caso específico de estacas cravadas. Inicialmente são avaliadas as formas de determinação experimental da capacidade de carga de estacas, essencialmente provas de carga estáticas e dinâmicas, mostrando-se que existem diferenças por vezes significativas entre estas metodologias e apresentando-se formas de uniformizar estes resultados. A seguir são apresentadas algumas metodologias usuais de previsão de capacidade de carga, baseadas tanto em sondagens com determinação da resistência à penetração, SPT, quanto em controles executivos, nega e repique. A partir de um banco de dados de provas de carga dinâmicas, estimam-se parâmetros estatísticos para cada uma das metodologias de controle avaliadas. Finalmente, a probabilidade de ruína dos elementos de fundação é estimada para os diversos tipos de previsão e variabilidades associadas. Esta avaliação, efetuada individualmente para cada uma das metodologias de controle e, adicionalmente, considerando-se o emprego simultâneo de diversas formas de previsão de capacidade de carga, revela ganhos significativos de segurança para um mesmo coeficiente de segurança nominal. Propõe-se, em função dos resultados obtidos, uma redução do fator de segurança global estabelecido pela norma NBR 6122, para obras nas quais as previsões de capacidade de carga sejam complementadas por controle sistemático de cravação das estacas por nega e por repique.
Titre en anglais
Untitled in english
Mots-clés en anglais
Foundations (Engineering)
Pile driving
Resumé en anglais
Safety of structures is a theme of increasing interest, as a result of more stringent performance criteria and of the need for economical constructions. Specifically in foundation engineering, safety is today, in spite of existing standards, a controversial theme. The Brazilian standard NBR 6122, as well as standards around the world, allow interpretations which can lead to ambiguous situations. The issue of safety of foundations is evaluated for the specific case of driven piles. Initially, experimental load capacity determination methods, essentially static and dynamic load tests, are analyzed, showing that sometimes significant differences can occur. Ways to uniformize these results are presented. Load capacity prediction methods, based on SPT blow count, set and rebound are discussed and the associated statistical parameters are estimated for each method. These analyses were based on a database of dynamic load tests. Finally, the probability of failure of foundation elements is estimated for application of each of the prediction methods, both individually and jointly, showing that joint application leads to a significant reduction of probability of failure for the same nominal factor of safety. A reduction of the factor of safety required by the standard NBR 6122 is proposed, for those projects in which load capacity predictions are systematically checked against on-site set and rebound control.
 
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Date de Publication
2024-01-22
 
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