Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2011.tde-09082011-152807
Document
Auteur
Nom complet
Rodrigo Bartholomeu Romano da Silva e Oliveira
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2011
Directeur
Jury
Lindenberg Neto, Henrique (Président)
Simões Júnior, José Geraldo
Stucchi, Fernando Rebouças
Titre en portugais
Os três viadutos do Vale do Anhangabaú: aspectos históricos, construtivos e estruturais.
Mots-clés en portugais
Análise estrutural
Concreto armado
Engenharia
Estrutura
Estrutura metálica
História
São Paulo
Viaduto de Chá
Viaduto Santa Efigênia
Resumé en portugais
O presente trabalho buscou analisar os viadutos do Chá, tanto o antigo metálico como o atual em concreto armado, e o viaduto Santa Efigênia sob a perspectiva da engenharia estrutural, contemplando os aspectos históricos e construtivos. Como ponto de partida analisou-se o cenário em que estas construções se inserem e as aspirações de seus idealizadores, sendo fundamental compreender a evolução da cidade de São Paulo. Observando-se as diversas propostas que surgiram, face à necessidade da edificação destas passagens, analisaram-se quais eram os conceitos e as técnicas construtivas que vigoravam, possibilitando remontar parte da evolução da engenharia no Brasil. Por fim, uma maior ênfase foi dada à análise das estruturas, desde as fundações até o estudo mais criterioso da concepção estrutural adotada, aos materiais empregados, sistemas construtivos, disponibilidade de mão-de-obra para execução, acabamento e reformas dos viadutos. Esta dissertação busca analisar a evolução da engenharia estrutural no Brasil através de três obras símbolos de sua maior metrópole.
Titre en anglais
Viaducts of Vale do Anhangabaú: historical, contructive and structural concepts.
Mots-clés en anglais
Chá viaducts
Engineering
History
Metal structure
Reinforced concrete
Santa Efigênias viaduct
São Paulo
Structural analysis
Structure
Resumé en anglais
This study aimed at analyzing the Chá viaducts, both the old metallic one and the current concrete one, and Santa Efigênias viaduct from the perspective of structural engineering, considering the historical and constructive aspects. As a starting point the scenery in which these constructions are inserted and the aspirations of its creators are analyzed, being it essential to understand the evolution of the city of São Paulo. By examining the several proposals that have arisen, in face of the need to build these passages, it was observed which were the concepts and construction techniques that prevailed at the time, thus making it possible to reconstruct part of the evolution of engineering in Brazil. Finally, a bigger emphasis was given to the analysis of the structures, from foundations to the most detailed exam of the structural design adopted, to the materials used, construction systems adopted, availability of manpower for execution, completion and reforms of the overpasses. This paper aims at analyzing the evolution of the structural engineering in Brazil through these three constructions which are symbols of its largest city.
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Date de Publication
2011-09-09
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