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Tese de Doutorado
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2016.tde-02122016-092514
Documento
Autor
Nome completo
Alberto Belotti Colombo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2016
Orientador
Banca examinadora
Bittencourt, Túlio Nogueira (Presidente)
Almeida, Valério da Silva
Beck, André Teófilo
Frangopol, Dan Mircea
Souza, Remo Magalhães de
Título em inglês
Applications of structural health monitoring and field testing techniques to probabilistic based life-cycle evaluation of reinforced concrete bridges.
Palavras-chave em inglês
Bridges
Life-cycle
Reinforced concrete
Structural health monitoring
Structural testing
Resumo em inglês
This work presents methodologies for the integration of field testing and Structural Health Monitoring SHM in the assessment of reinforced concrete bridges. The methodologies are demonstrated through the use of data collected during the testing of reinforced concrete railway bridges and long-term monitoring of a highway bridge. A probabilistic life-cycle prediction model based on sectional analysis is proposed for reinforced concrete structures. The updating of the model parameters is done using a Bayesian updating approach in which the problem is defined as a reliability one. An algorithm that uses subset simulation is used to sample points from the updated parameter distributions. Testing data from a reinforced concrete railway bridge is used to demonstrate the methodology and its results. The description of a SHM system that was installed in the Jaguari River Bridge is also presented. During the stages of preparation for the installation of this system the bridge was inspected, had NDT performed, and field testing was conducted using a test truck. The results of these tests are also presented. Analysis of the collected data from the live-load response of the Jaguari River Bridge is used to demonstrate methodologies for obtaining live-load response distributions from monitoring data. The use of this live-load response data is also used for the life-cycle analysis of one of the bridge's cross-sections.
Título em português
Aplicações de monitoramento estrutural e ensaios de campo à análise probabilística de ciclo de vida.
Palavras-chave em português
Ciclo de vida estrutural
Concreto armado
Ensaio das estruturas dos materiais
Monitoramento estrutural
Pontes de concreto
Resumo em português
Este trabalho apresenta metodologias de integração de ensaios estruturais e Structural Health Monitoring (SHM) para a avaliação de pontes de concreto armado. O SHM diz respeito a um conjunto de praticas com o objetivo de acompanhar o comportamento estrutural através de sensores com o objetivo de acompanhar o comportamento da estrutura e determinar ações de manutenção de maneira proativa. As metodologias são apresentadas através do uso de dados coletados durante ensaios de pontes ferroviárias em concreto armado e do monitoramento continuo de uma ponte rodoviária. Um modelo para o ciclo de vida de estruturas de concreto armado baseado no método das lamelas é proposto. Os parâmetros deste modelo, que são considerados de maneira probabilística, são atualizados através de um método Bayesiano. Dados de ensaios de uma ponte ferroviária são utilizados nesta analise. A descrição de um sistema de monitoramento contínuo instalado na Ponte do Rio Jaguari também é feita. Durante as etapas de desenvolvimento do sistema a ponte foi inspecionada, ensaios não destrutivos foram feitos e ensaios com um veículo teste foram conduzidos. Os resultados e analises destes também são apresentados. Os dados coletados por este sistema foram utilizados para demonstrar metodologias de caracterização dos modelos de resposta devido a cargas moveis. A utilização destes modelos na avaliação de confiabilidade ao longo do tempo de uma das seções da ponte também é apresentada.
 
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Data de Publicação
2016-12-02
 
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