• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tesis Doctoral
DOI
10.11606/T.3.2016.tde-02122016-092514
Documento
Autor
Nombre completo
Alberto Belotti Colombo
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2016
Director
Tribunal
Bittencourt, Túlio Nogueira (Presidente)
Almeida, Valério da Silva
Beck, André Teófilo
Frangopol, Dan Mircea
Souza, Remo Magalhães de
Título en inglés
Applications of structural health monitoring and field testing techniques to probabilistic based life-cycle evaluation of reinforced concrete bridges.
Palabras clave en inglés
Bridges
Life-cycle
Reinforced concrete
Structural health monitoring
Structural testing
Resumen en inglés
This work presents methodologies for the integration of field testing and Structural Health Monitoring SHM in the assessment of reinforced concrete bridges. The methodologies are demonstrated through the use of data collected during the testing of reinforced concrete railway bridges and long-term monitoring of a highway bridge. A probabilistic life-cycle prediction model based on sectional analysis is proposed for reinforced concrete structures. The updating of the model parameters is done using a Bayesian updating approach in which the problem is defined as a reliability one. An algorithm that uses subset simulation is used to sample points from the updated parameter distributions. Testing data from a reinforced concrete railway bridge is used to demonstrate the methodology and its results. The description of a SHM system that was installed in the Jaguari River Bridge is also presented. During the stages of preparation for the installation of this system the bridge was inspected, had NDT performed, and field testing was conducted using a test truck. The results of these tests are also presented. Analysis of the collected data from the live-load response of the Jaguari River Bridge is used to demonstrate methodologies for obtaining live-load response distributions from monitoring data. The use of this live-load response data is also used for the life-cycle analysis of one of the bridge's cross-sections.
Título en portugués
Aplicações de monitoramento estrutural e ensaios de campo à análise probabilística de ciclo de vida.
Palabras clave en portugués
Ciclo de vida estrutural
Concreto armado
Ensaio das estruturas dos materiais
Monitoramento estrutural
Pontes de concreto
Resumen en portugués
Este trabalho apresenta metodologias de integração de ensaios estruturais e Structural Health Monitoring (SHM) para a avaliação de pontes de concreto armado. O SHM diz respeito a um conjunto de praticas com o objetivo de acompanhar o comportamento estrutural através de sensores com o objetivo de acompanhar o comportamento da estrutura e determinar ações de manutenção de maneira proativa. As metodologias são apresentadas através do uso de dados coletados durante ensaios de pontes ferroviárias em concreto armado e do monitoramento continuo de uma ponte rodoviária. Um modelo para o ciclo de vida de estruturas de concreto armado baseado no método das lamelas é proposto. Os parâmetros deste modelo, que são considerados de maneira probabilística, são atualizados através de um método Bayesiano. Dados de ensaios de uma ponte ferroviária são utilizados nesta analise. A descrição de um sistema de monitoramento contínuo instalado na Ponte do Rio Jaguari também é feita. Durante as etapas de desenvolvimento do sistema a ponte foi inspecionada, ensaios não destrutivos foram feitos e ensaios com um veículo teste foram conduzidos. Os resultados e analises destes também são apresentados. Os dados coletados por este sistema foram utilizados para demonstrar metodologias de caracterização dos modelos de resposta devido a cargas moveis. A utilização destes modelos na avaliação de confiabilidade ao longo do tempo de uma das seções da ponte também é apresentada.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2016-12-02
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2022. Todos los derechos reservados.