• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-26042023-144924
Document
Auteur
Nom complet
Marcos Vinicius de Amorim
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2023
Directeur
Jury
Pellini, Eduardo Lorenzetti (Président)
Azevedo, Flavio Marques
Barbosa, Ellen Francine
Titre en portugais
Aplicação de técnicas de gamificação e planta virtual no curso de automação: desenvolvimento de uma fábrica de vernizes.
Mots-clés en portugais
Controladores programáveis
Indústria 4.0
Simulação
Resumé en portugais
A automação está presente em diversos processos industriais, controlando variáveis e executando tarefas sequenciais, com a finalidade de obter um processo otimizado e padronizado. Como se trata de uma área que envolve recursos tecnológicos, em constante evolução, e conceitos multidisciplinares, e até multiprofissionais, o ensino de automação não é simples, seja em cursos técnicos ou em cursos superiores de engenharia. Nesse contexto, algo bastante importante e efetivo nesse aprendizado, são experimentos práticos, em laboratórios didáticos, porém necessita-se um alto valor financeiro para que as instituições de ensino possam manter essa infraestrutura. Assim, nesse trabalho é apresentada uma Planta Virtual de uma Fábrica de Vernizes, onde os alunos podem aplicar as técnicas estudadas na teoria, sendo utilizadas em três tipos de Bancadas: Autônoma, com IHM Local e com IHM Remota. Além disso, para melhorar a motivação e o engajamento dos alunos, utilizaram-se técnicas de Gamificação nos roteiros experimentais, na plataforma Moodle e na Planta Virtual elaborada nesse trabalho. O ambiente desenvolvido da planta virtual, apesar de possuir um custo de investimento relativamente alto, é bastante flexível, permitindo a incorporação de várias modificações, ou a criação de novos experimentos, por várias edições das disciplinas de laboratório de automação.
Titre en anglais
Application of gamification and virtual plant techniques in the automation course: development of a varnish factory.
Mots-clés en anglais
Industry 4.0
Programmable controllers
Simulation
Resumé en anglais
Automation is present in several industrial processes, controlling variables and executing sequential tasks, in order to obtain an optimized and standardized process. It is an area that involves technological resources, in constant evolution, and multidisciplinary, also multi-professional concepts, so teaching automation is not simple, whether in technical courses or in higher engineering courses. In this context, practical experiments in didactic laboratories are very important and effective in this learning; however there is a necessity for a high financial value so that educational institutions can maintain this infrastructure. Thus, in this work, a Virtual Plant of a Varnish Factory is presented, where students can apply the techniques studied in theory, it was used in three types of Benches: Autonomous, with Local HMI and with Remote HMI. Furthermore, to improve student motivation and engagement, Gamification techniques were used in experimental scripts, in the Moodles platform and in the Virtual Plant developed in this work. The developed environment of the virtual plant, despite having a relatively high investment cost, is quite flexible, allowing the incorporation of several modifications, or the creation of new experiments, for several editions of the automation laboratory disciplines.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
Date de Publication
2023-04-27
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.