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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-22012021-164337
Document
Auteur
Nom complet
Vítor Sabio Schirichian
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2020
Directeur
Jury
Grimoni, Jose Aquiles Baesso (Président)
Almeida, Nival Nunes de
Boruchovitch, Evely
Titre en portugais
Fatores de proteção relacionados ao desempenho e vivência acadêmica na graduação em engenharia.
Mots-clés en portugais
Atribuição de causalidade
Autoeficiência
Desempenho acadêmico
Ensino superior
Resumé en portugais
Os cursos de engenharia brasileiros são conhecidos por sua extensa grade curricular teórica, cargas horárias pesadas, dificuldades em aulas e constantes reprovações, que culminam em extensão do período de graduação e, no limite, em desistência. Por outro lado, diversos alunos conseguem superar essas dificuldades e permanecem firmes diante delas, concluindo sua graduação. O presente trabalho teve por objetivo estudar, conjuntamente, o desempenho acadêmico do estudante (utilizando dados de evolução de curso, quantidade de semestres cursados e médias ponderadas obtidas em disciplinas), suas vivências universitárias (todo tipo de atividade que vai além da carga mínima necessária para a conclusão da graduação, incluindo atividades de lazer, esportes, grupos de interesse, iniciação científica, espaços frequentados), o recorte sociodemográfico (cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, ensino médio feito em escola pública ou privada, entre outros) em comparação com seu senso de autoeficácia e atribuição de causalidade, utilizando para isso a Escala de autoeficácia de Sherer traduzida para o português (PAIS-RIBEIRO, 1995) e a Escala de avaliação das atribuições de causalidade para sucesso e fracasso acadêmico de universitários (BORUCHOVITCH, SANTOS, 2018). Os dados foram coletados em duas turmas de uma universidade pública localizada no estado de São Paulo, Brasil, e analisados a partir de estatísticas descritivas com o intuito de retratar as características da amostra de participantes, e também a partir de um modelo de regressão linear por mínimos quadrados (OLS - Ordinary least square). Foram encontradas relações estatisticamente significativas do desempenho acadêmico com as dimensões iniciação e persistência, sucesso associado a causas internas e fracassos associados a causas internas, além de atividades de lazer, ensino básico cursado em escola pública, cor parda, morar com os pais ou em república, frequentar festas universitárias. Espera-se que os resultados obtidos sirvam de base para que ações possam ser adotadas visando a melhora do ambiente de ensino dos cursos de engenharia, de forma que a jornada universitária se torne mais eficiente em termos de rendimento acadêmico, além de mais prazerosa para os estudantes.
Titre en anglais
Protection factors related to academic performance and life at university at engineering undergraduation.
Mots-clés en anglais
Causality attribution
Engineering education
Self-efficacy
University performance
Resumé en anglais
Brazilian engineering education is known for its extensive theoretical curriculum, overload in classroom schedule, high difficulties in learning and constant failure, which can cause longer periods for students to conclude their studies or event termination. On the other hand, several students do overcome these difficulties by holding on and conclude undergraduate. The current research aims to jointly study the relations among academic performance (course evolution, number of semesters already taken and performance in class), life at university (each experience beyond regular required schedule to conclude undergraduate, including recreational activities, sports, study groups, science initiation, etc.), social demographic data (color or race, sexual orientation, gender identity, if attended public or private high school, etc.) and self-efficacy, using the adapted to Portuguese version of Sherer self-efficacy scale (PAIS-RIBEIRO, 1995) and Scale of evaluation of causal attribution of success and failure of undergraduate students (BORUCHOVITCH, SANTOS, 2018). The data was collected from students of two intermediary stage classes of the undergraduate engineering course of a public university located in São Paulo state, Brazil. Participants' characteristics will be analyzed from descriptive statistics, and research goals will be achieved by using an ordinary least square linear regression (OLS). It was found statistically significant relationship between academic performance and dimensions, such as, initiation and persistence, success due to internal causes and failure due to internal causes, along with leisure activities, middle and high school studied at public schools, color or race brown, living with parents or in student republic, and attending college parties. It is expected that the outcome of this research can be used in an action plan to improve the academic performance among undergraduate students and also to increase their level of satisfaction along the academic journey
 
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Date de Publication
2021-02-02
 
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