• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-22012021-164337
Documento
Autor
Nome completo
Vítor Sabio Schirichian
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Grimoni, Jose Aquiles Baesso (Presidente)
Almeida, Nival Nunes de
Boruchovitch, Evely
Título em português
Fatores de proteção relacionados ao desempenho e vivência acadêmica na graduação em engenharia.
Palavras-chave em português
Atribuição de causalidade
Autoeficiência
Desempenho acadêmico
Ensino superior
Resumo em português
Os cursos de engenharia brasileiros são conhecidos por sua extensa grade curricular teórica, cargas horárias pesadas, dificuldades em aulas e constantes reprovações, que culminam em extensão do período de graduação e, no limite, em desistência. Por outro lado, diversos alunos conseguem superar essas dificuldades e permanecem firmes diante delas, concluindo sua graduação. O presente trabalho teve por objetivo estudar, conjuntamente, o desempenho acadêmico do estudante (utilizando dados de evolução de curso, quantidade de semestres cursados e médias ponderadas obtidas em disciplinas), suas vivências universitárias (todo tipo de atividade que vai além da carga mínima necessária para a conclusão da graduação, incluindo atividades de lazer, esportes, grupos de interesse, iniciação científica, espaços frequentados), o recorte sociodemográfico (cor, raça, orientação sexual, identidade de gênero, ensino médio feito em escola pública ou privada, entre outros) em comparação com seu senso de autoeficácia e atribuição de causalidade, utilizando para isso a Escala de autoeficácia de Sherer traduzida para o português (PAIS-RIBEIRO, 1995) e a Escala de avaliação das atribuições de causalidade para sucesso e fracasso acadêmico de universitários (BORUCHOVITCH, SANTOS, 2018). Os dados foram coletados em duas turmas de uma universidade pública localizada no estado de São Paulo, Brasil, e analisados a partir de estatísticas descritivas com o intuito de retratar as características da amostra de participantes, e também a partir de um modelo de regressão linear por mínimos quadrados (OLS - Ordinary least square). Foram encontradas relações estatisticamente significativas do desempenho acadêmico com as dimensões iniciação e persistência, sucesso associado a causas internas e fracassos associados a causas internas, além de atividades de lazer, ensino básico cursado em escola pública, cor parda, morar com os pais ou em república, frequentar festas universitárias. Espera-se que os resultados obtidos sirvam de base para que ações possam ser adotadas visando a melhora do ambiente de ensino dos cursos de engenharia, de forma que a jornada universitária se torne mais eficiente em termos de rendimento acadêmico, além de mais prazerosa para os estudantes.
Título em inglês
Protection factors related to academic performance and life at university at engineering undergraduation.
Palavras-chave em inglês
Causality attribution
Engineering education
Self-efficacy
University performance
Resumo em inglês
Brazilian engineering education is known for its extensive theoretical curriculum, overload in classroom schedule, high difficulties in learning and constant failure, which can cause longer periods for students to conclude their studies or event termination. On the other hand, several students do overcome these difficulties by holding on and conclude undergraduate. The current research aims to jointly study the relations among academic performance (course evolution, number of semesters already taken and performance in class), life at university (each experience beyond regular required schedule to conclude undergraduate, including recreational activities, sports, study groups, science initiation, etc.), social demographic data (color or race, sexual orientation, gender identity, if attended public or private high school, etc.) and self-efficacy, using the adapted to Portuguese version of Sherer self-efficacy scale (PAIS-RIBEIRO, 1995) and Scale of evaluation of causal attribution of success and failure of undergraduate students (BORUCHOVITCH, SANTOS, 2018). The data was collected from students of two intermediary stage classes of the undergraduate engineering course of a public university located in São Paulo state, Brazil. Participants' characteristics will be analyzed from descriptive statistics, and research goals will be achieved by using an ordinary least square linear regression (OLS). It was found statistically significant relationship between academic performance and dimensions, such as, initiation and persistence, success due to internal causes and failure due to internal causes, along with leisure activities, middle and high school studied at public schools, color or race brown, living with parents or in student republic, and attending college parties. It is expected that the outcome of this research can be used in an action plan to improve the academic performance among undergraduate students and also to increase their level of satisfaction along the academic journey
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-02-02
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.