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Master's Dissertation
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-13122023-105053
Document
Author
Full name
Jonaína Reckziegel
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2023
Supervisor
Committee
Almeida, Carlos Frederico Meschini (President)
Avelino, Valter Fernandes
Lima, Danusia de Oliveira de
Title in Portuguese
Análise dos índices de confiabilidade e disponibilidade de subestações primárias de modais ferroviários.
Keywords in Portuguese
Confiabilidade e disponibilidade
Ferrovias
RAMS
Subestações elétricas
Abstract in Portuguese
O modal ferroviário é um sistema vital que está diretamente conectado a mobilidade diária de milhares de pessoas e cargas, e por isso, qualquer falha neste complexo sistema pode gerar grandes perdas econômicas. A maioria dos sistemas metroviários hoje baseiam-se na alimentação elétrica, trazendo uma grande responsabilidade para o suprimento de energia. Uma das disciplinas mais importantes aplicadas em setores complexos para análise e gerenciamento de riscos e falhas é a disciplina de confiabilidade. Sendo a subestação primária, a base de todo este complexo, uma falha no suprimento elétrico pode ser imensurável. O objetivo deste trabalho consiste em demonstrar a importância das análises de RAM aplicadas nas subestações primárias do suprimento de serviços essenciais. São apresentados conceitos fundamentais das disciplinas envolvidas, destacando as diversas metodologias de análise de confiabilidade, disponibilidade e mantenabilidade. É realizada uma análise de confiabilidade e disponibilidade, a partir de um caso real de uma subestação primária, onde é possível confirmar que os requisitos contratuais apenas são atingidos através da redundância da arquitetura, e que casos mal dimensionados podem resultar desde uma arquitetura muito frágil e uma indisponibilidade do sistema, até uma arquitetura desnecessariamente robusta e com elevado valor econômico, talvez inviabilizando a obra. Essas demonstrações são aplicadas na prática e chamando a atenção para a importância do conhecimento e análise da confiabilidade para o crescimento saudável do modal metro-ferroviário brasileiro, por fim todos os cálculos são validados utilizando o software Reliasoft Weibull.
Title in English
Analysis of reliability and availability indices of primary substations for railway modes.
Keywords in English
Railway sector
RAMS
Reliability and availability
Reliasoft weibull
Substations
Abstract in English
The railway is a vital system that is directly connected to the daily mobility of thousands of people and cargo, and therefore, any failure in this complex system can generate major economic losses. Most subway systems today are based on electrical power, bringing a great responsibility to the energy supply. One of the most important disciplines applied in complex industries to analyze and manage risks and failures is the reliability discipline. Being the primary substation, the basis of this entire complex, a failure in the electrical supply can be immeasurable. The objective of this work is to demonstrate the importance of RAM analyzes applied in primary substations for the supply of essential services. Fundamental concepts of the disciplines involved are presented, highlighting the different methodologies for analyzing reliability, availability and maintainability. A reliability and availability analysis is carried out, based on a real case of a primary substation, where it is possible to confirm that the contractual requirements are only met through the redundancy of the architecture, and that poorly sized cases can result in a very fragile and an unavailability of the system, even an unnecessarily robust architecture with high economic value, perhaps making the work unfeasible. These demonstrations are applied in practice and draw attention to the importance of knowledge and analysis of reliability for the healthy growth of the Brazilian metro-rail system. Finally, all calculations are validated using the Reliasoft Weibull software.
 
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Publishing Date
2023-12-14
 
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