• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2006.tde-02052006-201922
Document
Auteur
Nom complet
Douglas Ricardo Slaughter Nyimi
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2006
Directeur
Jury
Grimoni, Jose Aquiles Baesso (Président)
Bermann, Celio
Reis, Lineu Belico dos
Titre en portugais
O paradigma complexo: a energia e a educação.
Mots-clés en portugais
complexidade
desenvolvimento sustentável
ecologia
educação
energia
sistemas
Resumé en portugais
Atualmente, a Energia com valor econômico, tecnológico, social e ambiental, tem sido abordada de forma essencialmente reducionista. Ou seja, separando-a de seu contexto, subdividindo-a em partes e isolando cada uma destas. Separaram-se as demandas econômicas das demandas da natureza, disto decorreram diversos problemas ambientais. A abordagem reducionista ultrapassa o domínio energético e afeta a sociedade moderna de forma geral. No começo do século XX, o pensamento científico reducionista começou a ruir com diversas descobertas ocorridas, em especial, as da Física Moderna e emergiu com grande força um novo paradigma. Chamado de sistêmico ou complexo, este paradigma surge não apenas por questões teóricas, mas, sobretudo, por questões práticas. Este trabalho tratará de examinar a questão da Energia de um enfoque complexo. Assim, será mostrada uma nova abordagem para as interações da Energia com a Biosfera, a esfera social e a esfera econômica. Assim é possível avaliar melhor as questões tecnológicas, econômicas, sociais, ambientais e políticas. A transmissão desse novo paradigma se daria, em boa parte, através da Educação. No trabalho se dará um exemplo aplicado a uma disciplina de graduação do ciclo básico do curso de Engenharia Elétrica da Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: PEA 2200 - Energia, Meio Ambiente e Sustentabilidade.
Titre en anglais
The complex paradigm: energy and education.
Mots-clés en anglais
complexity
ecology
education
energy
sustainable development
systems
Resumé en anglais
Currently, the Energy, with economic, technological, social and environmental value, has been studied through an essentially reductionist form. In other words, separating it from its context, subdividing it into parts and isolating each one of them. The economic demands were separated from the demands of nature, and from this environmental problems have elapsed. The reductionist approach overcomes the energetic domain and affects the modern society in general. In the beginning of the XX century, the reductionist scientific thought started to collapse mainly with the discoveries of Modern Physics and a new paradigm emerged with great force. Called systemic or complex, this paradigm is born not just because of theoretical aspects but, above all, because of practical aspects. This work examines the aspect of Energy in a complex approach. With this, a new approach for the interactions of Energy with the biosphere, the social sphere and the economical sphere, will be shown. With this it is possible to evaluate the technological, economical and political aspects better. The new paradigm can be transmitted, mainly, through Education. The following study applies this new concept in one of the basic subjects in the Electrical Engineering course of the Escola Politécnica da Universidade de São Paulo: PEA 2200 - Energy, Environment and Sustainability.
 
AVERTISSEMENT - Regarde ce document est soumise à votre acceptation des conditions d'utilisation suivantes:
Ce document est uniquement à des fins privées pour la recherche et l'enseignement. Reproduction à des fins commerciales est interdite. Cette droits couvrent l'ensemble des données sur ce document ainsi que son contenu. Toute utilisation ou de copie de ce document, en totalité ou en partie, doit inclure le nom de l'auteur.
TEXTO_revisado1.pdf (958.31 Kbytes)
Date de Publication
2006-05-05
 
AVERTISSEMENT: Apprenez ce que sont des œvres dérivées cliquant ici.
Tous droits de la thèse/dissertation appartiennent aux auteurs
CeTI-SC/STI
Bibliothèque Numérique de Thèses et Mémoires de l'USP. Copyright © 2001-2024. Tous droits réservés.