• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Tese de Doutorado
DOI
10.11606/T.3.2013.tde-01082013-162018
Documento
Autor
Nome completo
Maurício Figueiredo de Oliveira
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2013
Orientador
Banca examinadora
Saidel, Marco Antonio (Presidente)
Correia, James Silva Santos
Dias, Eduardo Mario
Fadigas, Eliane Aparecida Faria Amaral
Siqueira, Carlos Eduardo Reuther de
Título em português
Metodologia para aplicação de fontes renováveis de energia elétrica em plataformas marítimas de produção de petróleo e gás natural.
Palavras-chave em português
Energia elétrica
Óleo e gás
Petróleo
Transformação de energia
Resumo em português
A utilização de fontes renováveis em plataformas de produção de petróleo e gás natural atualmente é baseada em aplicações experimentais e esparsas. Contudo, a aplicação dessas fontes de forma estruturada permite aumentar a confiabilidade de sistemas críticos e diminuir a emissão de poluentes. Com foco nos projetos para desenvolvimento de produção dos campos petrolíferos do pré-sal no Brasil, esse trabalho apresenta uma proposta de metodologia para avaliação de utilização de fontes renováveis de energia elétrica em plataformas marítimas de produção de petróleo e gás natural. Para isso, foi desenvolvido um fluxograma de projeto e uma metodologia multicritério. O fluxograma de projeto determina as etapas e atividades requeridas para uma adequada aplicação da metodologia de avaliação. Enquanto a metodologia multicritério busca captar os valores e percepções de projetistas, operadores e mantenedores a respeito de características dos dispositivos conversores de energia renovável. A metodologia proposta é aplicada em um caso de plataforma tipo fixa e em outro caso de plataforma tipo FPSO. Esse segundo caso representa características físicas das embarcações utilizadas para desenvolvimento da produção na camada pré-sal, assim como as características ambientais e geográficas de locação. Os resultados permitem comparar as potencialidades de captação de energia renovável, assim como permitem identificar as tecnologias com estado da arte mais adequado para essa aplicação específica. Outras conclusões são apresentadas, como a estimativa de emissão de CO2 evitada e as tecnologias verdes com atratividade para desenvolvimento no âmbito nacional.
Título em inglês
Application methodology for renewable sources of electricity at offshore petroleum and gas production platforms.
Palavras-chave em inglês
Electricity
Energy conversion
Oil and gas
Petroleum
Resumo em inglês
Nowadays renewable sources applications at offshore petroleum and natural gas production platform are based at experimental and particular cases. However, a structured design system can increase critical systems reliability and decrease pollutant emissions. Focuses at new developing production projects at Brazilian presalt petroleum fields, this work suggest a new methodology to valuate renewable source applications and solutions at offshore petroleum and natural gas production platform. Based at this purpose, a design project workflow and a multicriteria methodology were developed. Technical activities required to a suitable valuation and sequential steps are detailed at project workflow. The multicriteria methodology simulates values and feelings of designers, operators and technical maintenance about renewable source converters appliances features. This proposed methodology is applied at two specific cases, a fixed platform and FPSO platform. The second one represents physical characteristics of pre-salt production units as well environmental and geographic features of site location. The comparison of results indicates potential renewable energy flows to be harvested and the technologies of renewable sources with high attractiveness for this offshore application. Other conclusions are showed, as quantification of avoided carbonic gas emitted and green technologies that should be produced in Brazil.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2013-08-08
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
Centro de Informática de São Carlos
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2020. Todos os direitos reservados.