• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2005.tde-29012024-111646
Documento
Autor
Nome completo
Andréia Regina Pereira
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2005
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Lobo Netto, Marcio
Valente, Ann Berger
Título em português
Ambiente de autoria e manipulação tridimensional para educação infantil.
Palavras-chave em português
Educação infantil
Ensino por computador
Multimídia interativa
Resumo em português
As Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC's) estão presentes hoje na maioria dos ambientes escolares. Porém, para que o uso destas tecnologias traga bons resultados e uma melhor qualidade para o processo de ensino/aprendizagem é necessário que sejam projetadas e utilizadas adequadamente. Na Educação Infantil, o uso destas tecnologias começa a ser explorado, porém poucas ferramentas, hoje existentes, adaptam-se aos currículos escolares e aos temas explorados nesta faixa etária. Neste trabalho é proposto um ambiente de autoria e manipulação 3D que possibilite ao aprendiz, ser criativo e expressar suas idéias, dando suporte as suas descobertas e que se adaptem ao currículo que deverá ser explorado. Este sistema busca levar para a criança a possibilidade de expressar seus pensamentos e imaginações de uma forma lúdica e divertida, tornando o processo de aprendizagem mais interessante. Para avaliar a aplicabilidade da proposta, foi implementada a ferramenta LEGAL. Os testes realizados indicam grande potencial no uso deste tipo de ferramenta no ambiente escolar, trazendo contribuições para o processo de aprendizagem, imaginação e criação das crianças.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Computer teaching
Early childhood education
Interactive multimedia
Resumo em inglês
Information and Communication Technologies (TIC's) are present in most of the scholar environment. However, in order to bring good results and better quality in the teaching/learning process these technologies must be planned and projected appropriately. These new technologies are beginning to be explored in Children Education, but only a few of the existing tools for these target users can be adapted to school curriculum and subjects explored by this age range. To achieve good results, it is important to develop and distribute tools that stimulate children's creativity and allow them to show their ideas, supporting their discoveries and exploring subjects that correspond to their age range and that are studied in their schools. This research proposes a 3D manipulation and authoring environment that allows the learner to be creative and express his ideas, supporting new discoveries and adapt to their curriculum subjects. These systems attempts to lead children to express their thoughts and imagination in an artistic and fun way, making the learning process a lot more interesting. To evaluate the applicability of their proposal, we implemented the LEGAL tool. Several tests with this environment indicated that it has a great potential to be used in school, contributing with the learning process, allowing children to explore their creativity and imagination.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2024-01-29
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.