• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2019.tde-24072020-102229
Documento
Autor
Nome completo
Adelmo Antonio da Silva Eloy
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2019
Orientador
Banca examinadora
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Baranauskas, Maria Cecília Calani
Blikstein, Paulo
Título em português
Contribuições para aplicação de learning analytics no apoio à avaliação em atividades de introdução à programação com Scratch.
Palavras-chave em português
Aprendizagem (Avaliação)
Computadores (Programação)
Educação básica
Learning Analytics
Pensamento computacional
Scratch
Resumo em português
A integração da programação de computadores à Educação Básica é uma prática com décadas de experiências e aprendizados, com exemplos de países que têm criado diretrizes cada vez mais específicas para que conhecimentos da área façam parte do percurso formativo das novas gerações. Aspectos como práticas pedagógicas, formação de professores, infraestrutura e avaliação são fundamentais para o sucesso de ações sobre o tema, garantindo que sejam desenvolvidas com intencionalidade e equidade. A presente pesquisa investigou como tecnologias digitais podem contribuir para avaliação de atividades de introdução à programação de computadores. Foram realizados levantamentos bibliográficos e revisões sistemáticas sobre o tema, além de entrevistas com professores que realizam atividades de introdução à programação de computadores utilizando o Scratch. Foi proposta uma estratégia de avaliação de atividades realizadas com a linguagem de programação Scratch, elaborada com base num referencial construcionista, tendo o pensamento computacional como habilidade avaliada e técnicas de learning analytics para geração de insumos para avaliação. A estratégia de avaliação foi aplicada em curso online massivo de introdução à programação com Scratch e, a partir dela, foram realizadas observações, análises e considerações para a construção de modelos e sistemas mais robustos para acompanhamento e avaliação de atividades de introdução à programação.
Título em inglês
Contributions for applying learning analytics techniques into the assessment of introductory programming activies with Scratch.
Palavras-chave em inglês
Assessment. scratch
Computational thinking
Computer programming
K-12 Education
Learning analytics
Resumo em inglês
Integrating computer programming and computational thinking in K-12 Education is a practice with decades of experiences and studies, with an increasing number of nations engaged in promoting learning opportunities in this field for the next generations, which makes it a large-scale challenge. For this, aspects such as teacher training, infrastructure and assessment are essential for its success, ensuring intentionality and equity in them. This study explored how digital technologies can contribute to the assessment of introductory computer programming activities. Systematic reviews on the subject were carried out, as well as interviews with teachers who run computer programming activities using Scratch. A strategy for assessing computational thinking in the context of Scratch programming language was proposed, based on a constructionist perspective and exploring techniques from learning analytics. The strategy was applied in a massive online course about learning to code with Scratch and, from it, observations, analyzes and considerations were made for the design of more robust models and systems for monitoring and evaluation of introductory programming activities.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2020-07-24
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.