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Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2023.tde-20102023-151255
Documento
Autor
Nome completo
Flavio Mateus Leme
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2023
Orientador
Banca examinadora
Lagana, Armando Antonio Maria (Presidente)
Neves, Gabriel Pereira das
Teixeira, Evandro Leonardo Silva
Título em português
Desenvolvimento do controlador da pressão de boost e do controlador da posição do comando de válvulas (vvt) para motores com injeção direta.
Palavras-chave em português
Controle
Eletrônica automotiva
Motores ciclo Otto
Sistemas embarcados
Resumo em português
O controle da pressão de boost e o controle da posição da árvore do comando de válvulas são muito importantes para o correto funcionamento de motores de combustão interna. Os dois sistemas têm como objetivo de aumentar a eficiência volumétrica do motor proporcionando uma otimização do ar admitido para cada regime do motor. Essas tecnologias favorecem muito o downsizing de motores, diminuição da cilindrada do motor sem perca de potência, proporciona uma redução do consumo de combustível e da emissão de gases poluentes. O objeto de estudo desse trabalho é de apresentar o desenvolvimento do controlador de boost e do controlador de posição do comando das válvulas de admissão e escape. Esse controle tem como finalidade de alcançar rapidamente e manter a pressão de boost controlada, em um nível seguro para as peças internas do motor e do turbocompressor, e controlar o momento de abertura e fechamento das válvulas. Esse estudo também apresenta um comparativo entre as respostas de controle de um controlador PI e outro controlador robusto, H-infinito, para o controle de pressão de boost.
Título em inglês
Untitled in english
Palavras-chave em inglês
Boost control
Camshaft control
Turbocharger
Resumo em inglês
Boost pressure control and camshaft position control are very important for the correct operation of Otto-cycle engines. Both systems aim to increase the engine's volumetric efficiency, providing an optimization of the air intake for each engine speed. These technologies greatly favor the downsizing of engines, which has as a characteristic the reduction of the engine's cylinder capacity, but without losing power and especially reducing fuel consumption and the emission of pollutants. This paper presents the development of boost controllers and intake and exhaust valve position controllers based on empirically derived mathematical models performed on an engine equipped with these technologies. The objective of this control is to quickly reach and maintain a controlled boost pressure at a safe level for the internal parts of the engine and turbocharger, and to control the opening and closing timing of the valves. This work also presents a comparison between the control responses of a PI controller and an Hinfinite controller for the boost pressure plant.
 
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Data de Publicação
2023-10-25
 
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