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Tesis Doctoral
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2020.tde-17092020-112047
Documento
Autor
Nombre completo
Adriana Nathalie Klein
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2020
Director
Tribunal
Lopes, Roseli de Deus (Presidente)
Battistella, Linamara Rizzo
Kunkel, Maria Elizete
Souza, Alessandra Cavalcanti de Albuquerque e
Zancul, Eduardo de Senzi
Título en portugués
Plataforma eletrônica de apoio à prescrição de cadeira de rodas e dispositivos de adequação postural.
Palabras clave en portugués
Avaliação e prescrição
Cadeira de rodas
Computação móvel
Tecnologia assistiva
Terapia ocupacional
Resumen en portugués
Usuários de cadeira de rodas (CR) comumente necessitam de sistema de adequação postural (SAP) para maior conforto, funcionalidade e posicionamento adequado. A avaliação e prescrição de SAP é feita por profissionais de reabilitação, e a prescrição gerada é direcionada para técnicos de oficinas especializadas. A falta de sistematização nestes processos pode favorecer impactos negativos no produto final entregue ao usuário. O objetivo deste estudo foi investigar os processos envolvidos na avaliação e prescrição de CR e SAP, propor um roteiro de procedimentos, desenvolver e avaliar uma plataforma eletrônica para apoiar os profissionais de reabilitação. Este estudo foi dividido em 3 fases e envolveu 91 voluntários participantes. A primeira fase consistiu na coleta de dados quali-quantitativos para mapear e entender os requisitos dos usuários e no desenvolvimento do primeiro protótipo (v1), que foi implementado em tecnologia móvel (aplicativo). Nessa fase foram entrevistados por meio de questionários semiestruturados 14 profissionais de reabilitação, 5 técnicos especializados e 5 usuários de CR com SAP. A segunda fase teve como objetivo melhorar a funcionalidade geral do aplicativo e consistiu em sucessivos testes e avaliações dos protótipos v1, v2, v3 e v4. Um total de 59 prescritores testaram e avaliaram esses protótipos por meio de entrevistas abertas, questionários semiestruturados e grupo focal. A terceira fase focou nos aspectos de usabilidade do aplicativo. Consistiu no desenvolvimento e teste dos protótipos v5 e v6. Oito especialistas em tecnologia avaliaram sua usabilidade através da avaliação heurística. Os dados coletados na fase indicaram falta de padronização da prescrição de dispositivos de adequação postural (DAP). A nomenclatura divergente para os DAP também foi encontrada e classificada em oito categorias. Essas informações orientaram o desenvolvimento do primeiro protótipo. Os resultados da fase 2 apontaram que os profissionais de reabilitação valorizam o uso do aplicativo em sua prática clínica, pois acelera e aumenta a qualidade do processo de avaliação e melhora a organização das informações da prescrição. Sugestões significativas para a melhoria do aplicativo foram dadas durante os testes dos usuários, incluindo o uso de imagens para representar os DAP. Nos testes de usabilidade da fase 3 foram eliminados alguns erros de consistência e problemas relacionados a realimentação para o usuário, gerando a sexta versão, que por sua vez passou por mais uma rodada de testes de usabilidade finalizando na sétima versão. Os resultados deste estudo comprovam que há falta de sistematização no processo de prescrição do SAP. A partir do estudo da literatura da área, de dados coletados dos especialistas e da experiência profissional da autora, foi aqui proposta uma sistematização, tanto de nomenclatura como de processo, implementada na forma de uma plataforma eletrônica de apoio à prescrição de CR e DAP, denominada EasySeating. O protótipo da plataforma, implementado na forma de um aplicativo móvel, foi avaliado por especialistas da área de prescrição. Os resultados apontam para elevado potencial da proposta para padronizar, integrar e organizar as informações de avaliação e prescrição de CR e DAP, apoiando a tomada de decisão dos profissionais de reabilitação. Por fim, a digitalização dos processos proposta e avaliada nesta pesquisa abre ainda novas possibilidades para acompanhamento e monitoramento pós-entrega dos equipamentos.
Título en inglés
Electronic platform to support wheelchair and postural support devices prescription.
Palabras clave en inglés
Assistive technology
Mobile technologies
Mobility assessment
Occupational therapy
Wheelchair
Wheelchair service provision
Resumen en inglés
Wheelchair users (WU) commonly require a postural support devices (PSD) for comfort, functionality and proper positioning. The evaluation and prescription of PSD is done by rehabilitation professionals, and the prescription generated is directed to specialized technicians. The lack of systematization in these processes favors communication errors and understanding of what was prescribed, which may lead to errors of interpretation by the specialized technician and negative impacts on the final product delivered to the user. The purpose of this study was to investigate the processes involved in the assessment and prescription of WU and PSD and from this, carry out exploratory research regarding the applicability of an electronic platform to support prescribing rehabilitation professionals. This study was divided into 3 phases and involved 91 participating volunteers. The first phase was the collection of qualitative and quantitative data for requirements gathering through interviews with rehabilitation professionals, technicians and users of WU. From the analysis of the collected data a script was conceived and from this the first prototype (v1), modeled and implemented in mobile technology. In the second phase, four rounds of tests were conducted with prescribing rehabilitation professionals and, each round, based on the analysis of test results, a new prototype version was implemented. In the third and last phase usability tests were performed with technology experts and from the results, further adjustments were made until reaching the sixth version of the prototype (v6). The results from phase 1 confirmed the lack of standardization in the nomenclature for prescribing PSD. From the collected data, a categorization was made, and a script was elaborated that was implemented in an electronic platform. The first version (v1) was tested by 6 rehabilitation professionals and from the analysis of the test results, the v2 version was generated. The v2 version was tested by 10 rehabilitation professionals and from the analysis of the results the v3 version was generated. This version was tested by 39 rehabilitation professionals and from the analysis of the tests the fourth version (v4) was generated. The fourth version was tested by 4 rehabilitation professionals who participated in a focus group. The results indicated potential for use in clinical practice. Based on the analysis of the test results and the focus group, the fifth version (v5) was implemented. In the third phase, usability tests were conducted with technology experts. From the analysis of the tests with the fifth version, some consistency errors and problems related to feedback to the user were eliminated, generating the sixth version, which in turn passed another round of usability test. This study proved the lack of systematization of the PSD prescription process. The script associated with the electronic platform proposed and implemented in this study, were perceived by rehabilitation professionals as relevant to unify, integrate and organize information related to the assessment and prescription of WU and PSD, making it possible to strengthen decision making for rehabilitation professionals. Finally, the digitization of processes proposed in this research opens new possibilities for monitoring and post-delivery enhancements.
 
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Fecha de Publicación
2020-09-22
 
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