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Mémoire de Maîtrise
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2016.tde-29082016-134726
Document
Auteur
Nom complet
André Febeliano da Costa
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2016
Directeur
Jury
Nakamura, Ricardo (Président)
Bernardes Junior, João Luiz
Filgueiras, Lucia Vilela Leite
Titre en portugais
Avaliação de experiência de jogador aplicada ao desenvolvimento de jogos.
Mots-clés en portugais
Experiência de jogador
Experiência de usuário
Interação usuário-computador
Jogabilidade
Jogos eletrônicos
Teste com usuário
Resumé en portugais
Experiência de usuário e experiência de jogador são dois conceitos que apresentam similaridades. Ambos envolvem a interação de um usuário com um produto, havendo sobreposição de métodos e áreas do conhecimento que permitem verificar experiência. Porém há diferenças quanto ao foco dado a experiência resultante da interação. Este trabalho apresenta os conceitos de experiência de usuário, usabilidade, experiência de jogador e jogabilidade apresentados pela literatura. Em seguida é discutido a relação que estas definições possuem entre si, identificando os elementos que os separam, apresentando uma possível divisão entre os conceitos de experiência de usuário e experiência de jogador e suas ferramentas. Ao fim este trabalho apresenta dois experimentos que mostram uma forma de verificar experiência de jogador em dois jogos distintos, procurando a inclusão desses métodos dentro do ciclo de desenvolvimento de jogos. Este trabalho também apresenta uma compreensão sobre experiência de jogador na interação com jogos e a inclusão de sua avaliação dentro do ciclo de desenvolvimento utilizando testes com usuários.
Titre en anglais
Player experience evaluation applied to game development.
Mots-clés en anglais
Playability
Player experience
User experience
User testing
Resumé en anglais
User experience and player experience are two concepts that have similarities. Both involve the interaction between user and product, with overlapping methods and areas of knowledge to evaluate experience. But there are differences as to the focus given to the experience resulted from the interaction. This paper first introduces the concepts of user experience, usability, player experience and playability presented in the literature. Subsequently, it discusses the relationship that these definitions have to each other, identifying the elements that separate them, presenting a possible division between user experience concepts and player experience and tools. Lastly this work presents two experiments seeking to apply the methods to verify player experience in two different games, looking for the inclusion of these methods within the game development cycle. This work presents an understanding on player experience and the inclusion of its evaluation within the development cycle with user-based tests.
 
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Date de Publication
2016-08-30
 
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