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Thèse de Doctorat
DOI
https://doi.org/10.11606/T.3.2019.tde-15042019-095438
Document
Auteur
Nom complet
Bruno Rogora Kawano
Adresse Mail
Unité de l'USP
Domain de Connaissance
Date de Soutenance
Editeur
São Paulo, 2018
Directeur
Jury
Cugnasca, Carlos Eduardo (Président)
Gonda, Luciano
Hirakawa, Andre Riyuiti
Kobayashi, Guiou
Santos, Ivairton Monteiro
Titre en portugais
Proposta de estratégia de controle de temperatura baseada em pré-resfriamento de produtos agrícolas perecí­veis no transporte refrigerado rodoviário.
Mots-clés en portugais
Alimentos (Conservação)
Refrigeração (Controle)
Transporte rodoviário
Resumé en portugais
O desperdício de alimentos desde sua produção até o consumo, encontra-se, atualmente, no patamar de um terço de tudo o que é produzido no mundo. Durante a etapa de transporte, principalmente de alimentos com alta perecibilidade, tais como frutas e hortaliças, ocorrem perdas consideráveis devido à não utilização de tecnologia adequada de conservação e sua utilização é restrita devido ao seu alto custo. Durante o transporte refrigerado rodoviário de produtos agrícolas perecíveis, a carga transportada é suscetível à diversas aberturas de porta do caminhão refrigerado para a realização das entregas ao longo do percurso. Quando isso ocorre uma carga térmica de massa de ar entra no ambiente refrigerado elevando a temperatura neste momento, causando prejuízos em relação à qualidade do alimento transportado. Desta forma, é proposto neste trabalho uma etapa de pré-resfriamento em momento anterior à abertura das portas do caminhão refrigerado, a fim de se manter a temperatura dentro da faixa ideal de conservação. Para isso utilizou-se a estratégia do Controle PID na redução da temperatura antes da abertura de portas e após estas serem fechadas. Foi obtido um modelo em que foram simuladas aberturas de portas de um caminhão refrigerado utilizando técnicas de controle com o objetivo de manter a temperatura do ar do ambiente refrigerado dentro da faixa ideal. Os resultados obtidos indicam o potencial da utilização do controle de sistemas aliado à estratégia do pré-resfriamento na manutenção da temperatura auxiliando na preservação dos atributos de qualidade de alimentos transportados. Além disso, avalia-se que este modelo possa ser aplicado ao transporte refrigerado de outros alimentos.
Titre en anglais
Proposal of a temperature control strategy based on pre-cooling of perishable agricultural products in regrigerated road transport.
Mots-clés en anglais
Agricultural losses
Food preservation
PID controller
Pre-cooling
Refrigerated transport
Resumé en anglais
Food waste, from its production up to its consumption, currently accounts for one-third of all the food produced in the world. During the transport stage, especially of highly perishable foods, such as fruit and vegetables, considerable losses occur due to not using adequate preservation technology; its use is limited owing to its high cost. Over the refrigerated road transport of perishable agricultural products, the load transported is susceptible to different door openings of the refrigerated truck for the deliveries along the route. When this occurs, an air mass thermal load enters the refrigerated environment elevating the temperature, causing damages to the quality of the food transported. Hence, this work proposes a pre-cooling stage at the moment prior to opening the doors of the refrigerated truck, so as to keep the temperature within the ideal preservation range. For this, PID Controller was employed for reducing the temperature before doors are opened and after they are closed. A model was obtained, whereby the door openings of a refrigerated truck were simulated using control techniques aiming to maintain the temperature of the refrigerated environment air within the ideal range. The results indicate the potential of using the system control combined with the pre-cooling strategy for keeping the temperature, aiding to preserve the quality attributes of the food transported. Besides, this model is believed to be able to be applied to the refrigerated transport of other foods.
 
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Date de Publication
2019-04-16
 
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