• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2020.tde-14012021-124730
Documento
Autor
Nome completo
Gabriela Souza de Melo
E-mail
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2020
Orientador
Banca examinadora
Cozman, Fabio Gagliardi (Presidente)
Finger, Marcelo
Lopes, Marcos Fernando
Título em inglês
Winograd schemas in portuguese.
Resumo em inglês
The Winograd Schema Challenge has become a common benchmark for question answering and natural language processing, having been originally developed in the English language. In order to stimulate the development of Natural Language Processing in Portuguese, we have developed a set of Winograd Schemas in Portuguese. We have also adapted solutions proposed for the English-based version of the challenge so as to have an initial model for usage in its Portuguese-based version. To do so, we created a language model for Portuguese based on a set of Wikipedia documents. In order to evaluate the impact of the increase in the language model capacity in the results for the Portuguese challenge, we tested training of the model with the usage of a myriad of techniques that have previously led to state-of-the-art results for English-based tasks.
Título em português
Esquemas de Wwnograd em português.
Palavras-chave em português
Análise de texto
Inteligência artificial
Linguagem natural
Sintaxe e semântica da linguagem natural
Resumo em português
O Desafio de Winograd se tornou uma referência em tarefas de resposta textual automatizada e processamento de linguagem natural, tendo sido desenvolvido inicialmente na língua inglesa. De forma a estimular o desenvolvimento do campo de Processamento de Linguagem Natural em português, desenvolvemos um conjunto de Esquemas de Winograd em português. Também adaptamos soluções propostas para a versão do desafio baseada em inglês, de forma a disponibilizarmos um modelo inicial para ser utilizado na versão do desafio baseada em português. Para fazê-lo, criamos um modelo de linguagem treinado sobre um conjunto de documentos da Wikipedia. De forma a avaliar o impacto da variação da capacidade do modelo de linguagem nos resultados para o desafio em português, nós testamos o treinamento do modelo utilizando-se de diversas técnicas que anteriormente levaram a resultados estado-da-arte para tarefas na língua inglesa.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2021-01-19
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2021. Todos os direitos reservados.