• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Disertación de Maestría
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2022.tde-04042023-085420
Documento
Autor
Nombre completo
Vinícius Maurício de Almeida
Dirección Electrónica
Instituto/Escuela/Facultad
Área de Conocimiento
Fecha de Defensa
Publicación
São Paulo, 2022
Director
Tribunal
Cugnasca, Paulo Sergio (Presidente)
Baum, Derick Moreira
Oliveira, Italo Romani de
Título en portugués
Framework modular para detecção e desvio de objetos em veículos aéreos não tripulados.
Palabras clave en portugués
Detecção de conflito
Frameworks
Sensores de aeronaves
VANT
Resumen en portugués
O número de VANTs (Veículos Aéreos Não Tripulado) bem como o seu uso vêm aumentando consideravelmente nos últimos anos. Porém, sua inserção em um espaço aéreo não segregado pode se tornar uma ameaça às demais aeronaves que compartilham o mesmo espaço, pois permite o surgimento de cenários de risco de colisões entre elas. Para garantir que essa inserção ocorra em segurança são necessários testes que verifiquem a acurácia, a taxa de falhas e a confiabilidade de algoritmos de resolução de conflitos que poderiam ocasionar colisões. Por outro lado, testes com VANTs reais são muito custosos, demorados e geram riscos operacionais. Assim, realizá-los em simuladores torna-se uma boa alternativa para a avaliação desse processo. Este trabalho de pesquisa tem como objetivo a criação de um framework de simulação de técnicas de detecção e desvio de colisões (sense and avoid) por VANTs que permita calcular o risco de colisão entre estas aeronaves. Este framework foi concebido de modo modular, permitindo testes com diferentes tipos de sensores, diferentes técnicas de detecção de outros objetos e diferentes algoritmos de desvio, tendo em vista propiciar a busca de um conjunto de sensores e algoritmos que demonstrem o melhor resultado.
Título en inglés
Modular sense and avoid framework for unmanned aerial vehicle.
Palabras clave en inglés
Avoid
Colision detect
Drone
Frameworks
Route replanning
Sense and avoid
UAV
Resumen en inglés
The number of UAVs (Unmanned Aerial Vehicles) and their use has increased considerably in recent years. However, their insertion in a non-segregated airspace can become a threat to other aircraft that share the same space, as it allows the emergence of a risk of collision between them. To ensure that this insertion occurs safely, they are tested to verify the accuracy, failure rate and reliability of conflict resolution algorithms. On the other hand, testing with real UAVs is very costly, timeconsuming and creates operational risks. Thus, conducting them in simulators becomes a good alternative for evaluating this process. This research work aims to create a framework for simulating the detection and avoidance collisions (feel and avoid) by UAVs that allows calculating the risk of collision between these aircraft. This framework was designed in a modular way, allowing tests with different types of sensors, different techniques for detecting other objects and different deviation algorithms in order to provide the search for a set of sensors and algorithms that demonstrate best results.
 
ADVERTENCIA - La consulta de este documento queda condicionada a la aceptación de las siguientes condiciones de uso:
Este documento es únicamente para usos privados enmarcados en actividades de investigación y docencia. No se autoriza su reproducción con finalidades de lucro. Esta reserva de derechos afecta tanto los datos del documento como a sus contenidos. En la utilización o cita de partes del documento es obligado indicar el nombre de la persona autora.
Fecha de Publicación
2023-04-04
 
ADVERTENCIA: Aprenda que son los trabajos derivados haciendo clic aquí.
Todos los derechos de la tesis/disertación pertenecen a los autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Tesis y Disertaciones de la USP. Copyright © 2001-2024. Todos los derechos reservados.