• JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
  • JoomlaWorks Simple Image Rotator
 
  Bookmark and Share
 
 
Dissertação de Mestrado
DOI
https://doi.org/10.11606/D.3.2004.tde-03062004-101200
Documento
Autor
Nome completo
Ana Claudia Rossi
Unidade da USP
Área do Conhecimento
Data de Defesa
Imprenta
São Paulo, 2004
Orientador
Banca examinadora
Melnikoff, Selma Shin Shimizu (Presidente)
Becerra, Jorge Luis Risco
Ferreira, Mauricio Gonçalves Vieira
Título em português
Representação do componente de software na FARCSoft: ferramenta de apoio à reutilização de componentes de software.
Palavras-chave em português
componentes de software
repositório
reutilização de software
software
Resumo em português
Atualmente, as organizações estão cada vez mais dependentes de sistemas de informação para a realização de seus negócios. Com isso, uma das preocupações, na área de desenvolvimento de software, é a obtenção cada vez mais rápida de sistemas que atendam as necessidades atuais e que sejam flexíveis para acompanhar as mudanças de tecnologia e práticas de negócio. A reutilização de componentes de software tem sido considerada uma das formas para obter redução dos custos e do tempo de desenvolvimento e aumento da produtividade e da qualidade do produto de software. A implantação da reutilização de componentes é baseada em três elementos principais que consistem de um processo de desenvolvimento voltado para reutilização, de uma ferramenta adequada e de uma cultura de projeto. A ferramenta, por sua vez, deve ter a capacidade de armazenar os componentes e de fornecer recursos para uma recuperação eficiente. O objetivo deste trabalho é definir uma representação de componentes em um repositório, a qual permita armazenar diferentes tipos de componentes de software. Para isso, foi especificada a Ferramenta de Apoio à Reutilização de Componentes de Software, denominada de – FARCSoft, que deve fornecer suporte à reutilização de componentes de software. Esta ferramenta apresenta recursos para armazenar, gerenciar, buscar e recuperar os componentes do seu repositório. A capacidade de representação foi avaliada por meio de um conjunto de componentes de tipos, porte e tecnologia diversos, os quais foram modelados e catalogados.
Título em inglês
Software component representation in the FARCSoft: software component reuse suport tool.
Palavras-chave em inglês
repository
software
software component
software reuse
Resumo em inglês
Nowadays, organizations increasingly depend on information systems to carry out their business. Thus, one of the preoccupations in the software development area is the need to obtain systems faster and faster, attending to current needs and sufficiently flexible to accompany changes in technology and business practices. Software component reuse has been considered one of the ways to reduce costs and development time and increase productivity and software quality. The implantation of component reuse is based on three main elements, which consist in a development process oriented towards reuse, an adequate tool and a project culture. The tool, in turn, must be able to store the components and to supply resources for the sake of efficient recovery. This study aims to define a component representation in a repository, which allows for the storage of different kinds of software components. For this purpose, a Software Component Reuse Support Tool was specified, called FARCSoft, which should support the reuse of software components. This tool presents resources to store, manage, search and recover the components of a repository. Representation capacity was evaluated by means of a set of components with different types, sizes and technologies, which were modeled and catalogued.
 
AVISO - A consulta a este documento fica condicionada na aceitação das seguintes condições de uso:
Este trabalho é somente para uso privado de atividades de pesquisa e ensino. Não é autorizada sua reprodução para quaisquer fins lucrativos. Esta reserva de direitos abrange a todos os dados do documento bem como seu conteúdo. Na utilização ou citação de partes do documento é obrigatório mencionar nome da pessoa autora do trabalho.
Data de Publicação
2004-07-16
 
AVISO: Saiba o que são os trabalhos decorrentes clicando aqui.
Todos os direitos da tese/dissertação são de seus autores
CeTI-SC/STI
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da USP. Copyright © 2001-2024. Todos os direitos reservados.