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Master's Dissertation
DOI
10.11606/D.3.2011.tde-02072012-171814
Document
Author
Full name
Fernando Tsuda
E-mail
Institute/School/College
Knowledge Area
Date of Defense
Published
São Paulo, 2011
Supervisor
Committee
Nakamura, Ricardo (President)
Sato, Liria Matsumoto
Silva, Flávio Soares Corrêa da
Title in Portuguese
Utilização de técnicas de GPGPU em sistema de vídeo-avatar.
Keywords in Portuguese
CUDA
GPGPU
Mapa de profundidade
Processamento paralelo
Realidade aumentada
Vídeo-avatar
Abstract in Portuguese
Este trabalho apresenta os resultados da pesquisa e da aplicação de técnicas de GPGPU (General-Purpose computation on Graphics Processing Units) sobre o sistema de vídeo-avatar com realidade aumentada denominado AVMix. Com o aumento da demanda por gráficos tridimensionais interativos em tempo real cada vez mais próximos da realidade, as GPUs (Graphics Processing Units) evoluíram até o estado atual, como um hardware com alto poder computacional que permite o processamento de algoritmos paralelamente sobre um grande volume de dados. Desta forma, É possível usar esta capacidade para aumentar o desempenho de algoritmos usados em diversas áreas, tais como a área de processamento de imagens e visão computacional. A partir das pesquisas de trabalhos semelhantes, definiu-se o uso da arquitetura CUDA (Computer Unified Device Architecture) da Nvidia, que facilita a implementação dos programas executados na GPU e ao mesmo tempo flexibiliza o seu uso, expondo ao programador o detalhamento de alguns recursos de hardware, como por exemplo a quantidade de processadores alocados e os diferentes tipos de memória. Após a reimplementação das rotinas críticas ao desempenho do sistema AVMix (mapa de profundidade, segmentação e interação), os resultados mostram viabilidade do uso da GPU para o processamento de algoritmos paralelos e a importância da avaliação do algoritmo a ser implementado em relação a complexidade do cálculo e ao volume de dados transferidos entre a GPU e a memória principal do computador.
Title in English
Use of GPGPU techniques in a video-avatar system.
Keywords in English
Augmented reality
CUDA
Depth map
GPGPU
Parallel processing
Video-avatar
Abstract in English
This work presents the results of research and application of GPGPU (General-Purpose computation on Graphics Processing Units) techniques on the video-avatar system with augmented reality called AVMix. With increasing demand for interactive three-dimensional graphics rendered in real-time and closer to reality, GPUs (Graphics Processing Units) evolved to the present state as a high-powered computing hardware enabled to process parallel algorithms over a large data set. This way, it is possible to use this capability to increase the performance of algorithms used in several areas, such as image processing and computer vision. From the research of similar work, it is possible to define the use of CUDA (Computer Unified Device Architecture) from Nvidia, which facilitates the implementation of the programs that run on GPU and at the same time flexibilize its use, exposing to the programmer some details of hardware such as the number of processors allocated and the different types of memory. Following the reimplementation of critical performance routines of AVMix system (depth map, segmentation and interaction), the results show the viability of using the GPU to process parallel algorithms in this application and the importance of evaluating the algorithm to be implemented, considering the complexity of the calculation and the volume of data transferred between the GPU and the computer's main memory.
 
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Publishing Date
2012-08-16
 
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